Ensino Religioso: por uma prática que promova conscientização

Main Article Content

Julio Cezar de Paula Brotto
Valdir Stephanini

Resumo

Reconhecendo que a presença da disciplina Ensino Religioso Escolar em escolas públicas de Ensino Fundamental no Brasil é um assunto complexo e polêmico, é de fundamental importância que se busque alternativas para que sua oferta se dê de tal forma a possibilitar o surgimento de pessoas conscientes e participativas no processo de transformação da sociedade. Foi em busca desse objetivo que os autores desse artigo encontraram na categoria da conscientização, proposta por Paulo Freire, um caminho possível para que professores e professoras da disciplina Ensino Religioso das escolas públicas brasileiras contribuam para a formação de cidadãos e cidadãs autônomos/as, a partir da aquisição de uma consciência crítica, capazes de fazerem suas próprias escolhas, com plena liberdade. Metodologicamente  o artigo  foi  organizado  a  partir  do  método Ver, Julgar e Agir. Este método de análise permite olhar a realidade socioeconômica, política e cultural  na  qual  as pessoas  encontram-se  inseridas,  confrontar  com  determinado instrumental teórico, com o objetivo de propor possíveis caminhos e alternativas para a promoção de uma educação libertadora. Desta forma, na primeira seção, intitulada Norteando o olhar, foram apresentadas duas categorias teóricas relativas à educação, a saber: educação bancária e educação libertadora. Na segunda, Definindo o olhar buscou-se tecer uma abordagem em torno da categoria da conscientização, proposta por Paulo Freire. Na terceira seção, Desvendando o olhar, os autores apresentam possíveis caminhos de ação para uma educação libertadora a partir do ensino da disciplina de Ensino Religioso.

Article Details

Como Citar
BROTTO, J. C. DE P.; STEPHANINI, V. Ensino Religioso: por uma prática que promova conscientização. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 55, p. 106, 30 abr. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Valdir Stephanini, FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória, ES.

Referências

AFP. A Bíblia volta ao Palácio: poder político cristão ganha força na Bolívia. Exame, 13 nov. 2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/a-biblia-volta-ao-palacio-poder-politico-cristao-ganha-forca-na-bolivia/. Acesso em: 21 nov. 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Supremo Tribunal Federal, 2019.
FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 7. ed. São Paulo: Ave-Maria, 2004.
FONAPER. Propostas de diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em ciências da religião. Licenciatura em ensino religioso. 2008. Disponível em: http://www.fonaper.com.br/documentos_propostas.php. Acesso em: 25 nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Education: the practice of freedom. London: Writers and Readers Publishing Co-operative, 1976.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo; FREIRE, Nita; OLIVEIRA, Walter Ferreira de: Pedagogia da solidariedade: América Latina e educação popular. Indaiatuba: Vila das Letras. 2009.
G1. Bolsonaro anuncia professor e pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação. 10 jul. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/07/10/bolsonaro-anuncia-professor-milton-ribeiro-como-novo-ministro-da-educacao.ghtml. Acesso em: 25 nov. 2019.
GIROUX, Henry A. Prefácio. In: FREIRE, Paulo; FREIRE, Nita; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Pedagogia da solidariedade: América Latina e educação popular. Indaiatuba: Vila das Letras. 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, 2018. p. 23-24.
MARINHO, Andrea Rodrigues Barbosa. Paulo Freire e a conscientização. 2015. 166 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Nove de Julho, São Paulo.
MEC. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Brasília, 2017.
OLIVEIRA, Fábio Falcão. História da educação: confessionalidade e (re)estruturação da igreja nos séculos XVI e XVII. Revista de Educação do Cogeime, ano 25, n. 48, p. 75-92, jan./jun. 2016.