Videoanálise e Ensino de Física em Situação de Vulnerabilidade Social
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p3-21Resumo
O presente trabalho apresenta uma aplicação em sala de aula do software livre Tracker, que é destinado à vídeoanálise, ou análise de movimentos quadro a quadro. A utilização do programa tem como objetivo criar alternativas para a falta de um efetivo laboratório didático de Ciências, falta que é um problema real em várias escolas brasileiras. Com a videoanálise, é possível abordar conceitos de Física por meio de filmagens feitas com câmeras digitais, inclusive aquelas presentes em telefones celulares. Os filmes podem ser gravados e analisados com o próprio Tracker ou com auxílio de um programa de planilhas eletrônicas. A proposta foi aplicada em turmas do 1.º ano do Ensino Médio em uma escola pública da rede estadual, que atende alunos de uma região carente e com grande risco social. A avaliação do trabalho foi realizada por meio de um relatório contendo questões sobre queda livre, comparando situações em que o programa foi usado com outras em que não foi. O material utilizado propôs aos alunos uma dinâmica motivadora para aprender e aplicar seus conhecimentos. Além disso, as aulas serviram de estímulo aos estudantes para um uso inclusivo e crítico de recursos tecnológicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-28
Como Citar
DE OLIVEIRA, Fábio Anastácio; LENZ, Jorge Alberto; SAAVEDRA FILHO, Nestor Cortez; BEZERRA JUNIOR, Arandi Ginane. Videoanálise e Ensino de Física em Situação de Vulnerabilidade Social. Abakós, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 3–21, 2019. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p3-21. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/17817. Acesso em: 20 ago. 2025.
Edição
Seção
Artigos completos / Full papers
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY