ESTÉTICA E MEMÓRIA DA CANÇÃO DAS MÍDIAS A PARTIR DOS REGISTROS FONOGRÁFICOS DAS CANTORAS DO RÁDIO NOS ANOS 1950
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2018v7n11p48-59Resumo
Esse artigo analisa como se dá a transmissão de memórias individuais e coletivas por meio das canções e dos processos de performance midiatizada (ZUMTHOR, 1997; 2012; VALENTE, 2013). Escolhemos os anos 1950 por se tratar da gênese da indústria fonográfica brasileira, época a qual temos dedicado nossas pesquisas, elegendo duas cantoras populares do rádio: Juanita Cavalcanti e Dalva de Oliveira. A primeira, de carreira breve, atuou na Rádio Gazeta em meio ao cast lírico; a segunda, de longeva carreira, atuou, sobretudo, em rádios e gravadoras do Rio de Janeiro. Analisando a formação de personas vocais (TAGG, 2012) compreendem-se as influências estéticas, sociais e midiáticas das cantoras, levando em conta a oralidade e as materialidades, e como se criam gostos estéticos e interpretações que marcam períodos e transitam por épocas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Juliana Marília Coli, Raphael Fernandes Lopes Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.