ESTÉTICA E MEMÓRIA DA CANÇÃO DAS MÍDIAS A PARTIR DOS REGISTROS FONOGRÁFICOS DAS CANTORAS DO RÁDIO NOS ANOS 1950

Autores

  • Juliana Marília Coli
  • Raphael Fernandes Lopes Farias

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2018v7n11p48-59

Resumo

Esse artigo analisa como se dá a transmissão de memórias individuais e coletivas por meio das canções e dos processos de performance midiatizada (ZUMTHOR, 1997; 2012; VALENTE, 2013). Escolhemos os anos 1950 por se tratar da gênese da indústria fonográfica brasileira, época a qual temos dedicado nossas pesquisas, elegendo duas cantoras populares do rádio: Juanita Cavalcanti e Dalva de Oliveira. A primeira, de carreira breve, atuou na Rádio Gazeta em meio ao cast lírico; a segunda, de longeva carreira, atuou, sobretudo, em rádios e gravadoras do Rio de Janeiro. Analisando a formação de personas vocais (TAGG, 2012) compreendem-se as influências estéticas, sociais e midiáticas das cantoras, levando em conta a oralidade e as materialidades, e como se criam gostos estéticos e interpretações que marcam períodos e transitam por épocas.

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Publicado

05-10-2018

Como Citar

COLI, Juliana Marília; FARIAS, Raphael Fernandes Lopes. ESTÉTICA E MEMÓRIA DA CANÇÃO DAS MÍDIAS A PARTIR DOS REGISTROS FONOGRÁFICOS DAS CANTORAS DO RÁDIO NOS ANOS 1950. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 48–59, 2018. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2018v7n11p48-59. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/18571. Acesso em: 5 out. 2025.