Do muro às redes:
o movimento Free Zehra Gogan e a convergência entre arte e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2019v8n14p119-136Resumo
O texto, de natureza descritivo-interpretativa, orientado mais a mostrar que a demonstrar, se desenvolve a partir do estudo do caso Free Zehra Doğan. A jornalista e artista curda Zehra Doğan, da Turquia, foi presa por postar uma de suas obras nas redes sociais, sendo acusada de subversão. O caso ganhou expressão internacional por meio de um mural, em Nova York, do artista anônimo britânico Banksy, que provocou mobilização por meio da arte, do muro às redes sociais, criando assim a oportunidade de uma voz sufocada ser ouvida. O texto trabalha com a ideia do poder da arte como articuladora de conhecimento e de compreensão do outro, problematizando uma convergência possível entre comunicação, cultura e mídias digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Amanda Zanco, Dimas Antônio Kunsch

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.