#BahiaClubedoPovo

A diversidade em campanhas de um time de futebol brasileiro

Autores

  • Anderson David Gomes dos Santos UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2019v8n14p100-118

Resumo

O Esporte Clube Bahia tem se destacado no futebol brasileiro pelas campanhas promovidas pelo seu Núcleo de Ações Afirmativas. Porém, o clube chegou a isso após passar, em 2013, por uma intervenção judicial, que se seguiu com um processo de democratização que gerou maior participação da torcida nas suas instâncias deliberativas, assim como a implementação de mais ferramentas de transparência. Num momento de fragilidade dos ideais democráticos no Brasil, o objetivo do artigo é analisar a campanha #BahiaClubedoPovo, com camisas e propagandas sobre o respeito à pluralidade presente na torcida. Para isso, investiga-se os elementos que conformam a campanha a partir da utilização da Análise de Redes Sociais e da Análise de Conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-02-2020

Como Citar

SANTOS, Anderson David Gomes dos. #BahiaClubedoPovo: A diversidade em campanhas de um time de futebol brasileiro. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 100–118, 2020. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2019v8n14p100-118. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/21500. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE