#BahiaClubedoPovo
A diversidade em campanhas de um time de futebol brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2019v8n14p100-118Resumo
O Esporte Clube Bahia tem se destacado no futebol brasileiro pelas campanhas promovidas pelo seu Núcleo de Ações Afirmativas. Porém, o clube chegou a isso após passar, em 2013, por uma intervenção judicial, que se seguiu com um processo de democratização que gerou maior participação da torcida nas suas instâncias deliberativas, assim como a implementação de mais ferramentas de transparência. Num momento de fragilidade dos ideais democráticos no Brasil, o objetivo do artigo é analisar a campanha #BahiaClubedoPovo, com camisas e propagandas sobre o respeito à pluralidade presente na torcida. Para isso, investiga-se os elementos que conformam a campanha a partir da utilização da Análise de Redes Sociais e da Análise de Conteúdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Anderson David Gomes dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.