As representações da velhice e sua interface com a moda:
o caso da revista Cláudia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2019v8n14p85-99Resumo
No presente artigo analisou-se o uso imagem do velho como modelo e sua interface com a moda, buscando desvelar os seus significados. Para tanto, foram analisadas 156 edições da revista Claudia (1997-2010). As fotografias foram tratadas pela metodologia de imagens fixas de Mendes (2003). O corpus confirma a representação hegemônica da velhice na revista, que migra da invisibilidade para a constituição do “novo velho”. As reportagens apresentaram sujeitos ativos, magros, brancos e das classes sociais superiores, cujas imagens reiteram a noção de atividade. Em conclusão, destaca-se que, embora esse perfil representacional possa contribuir para contestar a normatividade dos padrões de beleza, pautados na juventude, visa, prioritariamente, lançar luz sobre o potencial do velho como consumidor.
Palavras-chave: Modelos com 60 anos ou mais; Moda; Representações midiáticas da velhice; Revista Claudia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Débora Pires Teixeira, Rita de Cássia Pereira Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.