Propagandas religiosas na era do marketing: comparação entre as campanhas da Catholics Come Home e da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
Comparison between the Catholics Come Home and World Youth Day Rio 2013 campaigns.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n15p83-99Resumo
Esse artigo se ocupa em examinar o modo como duas propagandas audiovisuais vinculadas à religião Católica se adéquam, ou tensionam, as práticas, conceitos e metas estabelecidas na tradição do marketing católico; que tem se afirmado como uma das principais formas de midiatização religiosa na atualidade. Para tanto, apresentamos em breve panorama da relação do catolicismo com formatos expressivos em momentos históricos, culturais e tecnológicos distintos. Metodologicamente, realizamos uma análise qualitativa do conteúdo dessas peças publicitárias a partir da categoria de marketing católico. A partir dela foi possível tematizar os elementos que compõem ambas as narrativas e compará-las entre si. Concluímos que mais que mero uso instrumental dos meios de comunicação, a apropriação das técnicas e recursos do marketing evidencia uma nova etapa nas estratégias católicas de evangelização na mídia na sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caio Barbosa Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.