A crise brasileira e as conversações nos comentários da Veja no Facebook:
emoções e narrativa do dano
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n20p121-138Resumo
Analisam-se as conversações estabelecidas na página da Revista Veja no site de rede social Facebook no contexto da crise política e econômica brasileira. Para tanto, selecionam-se comentários produzidos em postagens referentes à crise entre os anos de 2015 e 2016. O desenvolvimento das análises parte da etnometodologia e a sua abordagem sobre a análise da conversa como aportes metodológicos, observando questões contextuais, os sentidos produzidos nas conversações e os métodos ou gramáticas culturais utilizadas. As reflexões empreendidas apontam a crise como condição de possibilidade para a irrupção de conflitos e emoções que se pautam em raiva e ódio, constituindo uma narrativa do dano e indicando outras formas de convívio e sociabilidade no que se refere ao Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geilson Fernandes de Oliveira, Maria das Graças Pinto Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.