Mapeamento da memória organizacional:
o M3O para uso da Comunicação Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p132-149Resumo
O artigo objetiva apresentar a ferramenta M3O, resultante de pesquisa aplicada em Comunicação Organizacional ao objeto empírico Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini, conhecido como Cedeca Pe. Marcos Passerini ou CDMP, sediado em São Luís (MA). Mediante revisão bibliográfica - com aportes da constituição comunicativa das organizações (CCO) – e documental, observação participante, questionário, entrevista em profundidade, adaptação do Canvas e grupo focal, a pesquisa demonstra o uso da memória organizacional além da abordagem transmissiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.