As estratégias de comunicação da Uber:

a midiatização da inovação e a conjuntura de risco/Covid-19

Autores

  • Anaís Bertoni Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p57-74

Resumo

O artigo trata sobre as estratégias de comunicação da Uber: a midiatização da inovação e a conjuntura de risco/Covid-19. Examinamos a circulação de sentidos das estratégias de comunicação da Uber a partir de duas matrizes interacionais: a primeira, apresentando as estratégias de comunicação utilizadas por essa organização durante a implantação de sua plataforma de mobilidade no Brasil; a segunda, permeada pelos discursos da pandemia. A pesquisa se desenvolve a partir de um estudo de caso midiatizado, indicando que a Uber acopla estratégias de ambas as matrizes interacionais, que se interpenetram e geram uma terceira matriz interacional, que oferta inovação e segurança por meio de gramáticas, contratos e operações que circulam via circuitos interacionais.

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Publicado

25-03-2023

Como Citar

BERTONI, Anaís. As estratégias de comunicação da Uber:: a midiatização da inovação e a conjuntura de risco/Covid-19. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 57–74, 2023. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p57-74. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/29490. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ Práticas e estratégias de comunicação organizacional no cenário pandêmico