Há limites para o consumo?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p368-372Palavras-chave:
consumo, publicidade, América LatinaResumo
A autora Clotilde Perez, em obra lançada em 2020, reúne, em quatro capítulos, elementos para que seja possível responder à pergunta que dá nome ao livro “Há limites para o consumo?” A obra traz investigações sobre o consumo de distintas épocas, demonstrando – de forma antropológica, histórica e semiótica – como, dos séculos XVII ao XXI, foram construídas as perspectivas entre o consumo e a sociedade, dando atenção especial ao lugar cultural da aquisição na América Latina. O livro se propõe a refletir sobre os padrões de consumo atuais e questiona a ideia de felicidade e de progresso que, em algumas regiões globais, está diretamente ligada ao consumo desenfreado.
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Referências
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ. 2010.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo? Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2020.
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