A retórica publicitária em torno da I.A.
Uma análise da campanha brasileira da ferramenta Bard (Google)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2024v13n23p238-250Palavras-chave:
Inteligência artifical, Retórica publicitária, Bard, GoogleResumo
O presente artigo visa analisar a retórica publicitária em torno da inteligência artificial generativa de texto a partir do estudo de caso da campanha brasileira de divulgação da ferramenta Bard, do Google. Como perspectiva teórica e metodológica, apoiamo-nos nas discussões sobre o texto publicitário, enquanto manejamos os estudos da inteligência artificial generativa na contemporaneidade como repertório crítico. Por meio da análise da campanha veiculada ao final de 2023, destacamos os ditos e os não-ditos em torno da inteligência artificial generativa, apoiados nas sugestões de uso, na aura mítica da ferramenta e na lógica produtivista, entre outros aspectos.
Downloads
Referências
CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias criativas da publicidade. Consumo e narrativa publicitária. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2015.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello; HOFF, Tânia Márcia Cezar. Ditos e não-ditos: o Brasil e as práticas de consumo nos autoanúncios das agências de publicidade nos anos 1950. Organicom, v. 12, n. 22, p. 38-45, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139264. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139264. Acesso em: 20 maio. 2024.
COLEMAN, Flynn. A human algorithm. How artificial intelligence is redefining who we are. Berkeley: Counterpoint, 2019.
GIRAFFA, Lucia; KHOLS-SANTOS, Pricila. Inteligência artificial e educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Educação em análise, v. 8., n. 1, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p116. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48127. Acesso em: 20 maio. 2024.
GONÇALVES, Renato. Cr(ia)ção. Criatividade e inteligência artificial. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2023a.
GONÇALVES, Renato. Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidade. Signos do consumo, v.15, n.1, 2023b. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210976. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210976. Acesso em: 20 maio. 2024.
KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
MITCHELL, Melanie. Artificial Intelligence. A guide for thinking humans. New York: Picador, 2019.
MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Assistente ChatGPT na educação: possibilidades e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 6, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i6.10482. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10482. Acesso em: 21 maio. 2024.
NATALE, Simone. Deceitful Media: artificial intelligence and social life after the Turing Test. Oxford: Oxford University Press, 2021.
PARISER, Eli. O filtro invisível. O que a internet está escondendo de você. Tradução de Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2020.
PODMAJERSKY, Torrey. Redação estratégica para UX. Aumente engajamento, conversão e retenção com cada palavra. Tradução de Luciana do Amaral Teixeira. São Paulo: Novatec, 2019.
RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência artificial. Uma abordagem moderna. Tradução de Daniel Vieira e Flávio Soares Corrêa da Silva. 4. ed. Rio de Janeiro: GEN; LTC, 2012.
SANTOS, Luiza. Inteligência artificial conversacional e o paradigma simulativo: pistas antropomórficas nas assistentes virtuais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 31., Campinas, 2022. Anais [...]. São Paulo: Compós, 2022.
SAUTOY, Marcus du. The creativity code. Art and innovation in the age of AI. Cambridge: Harvard University Press, 2019.
SENNETT, Richard. O artífice. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2009.
THIBAULT, Mattia; MARINO, Gabriele. Who Run the World? Cats: Cat Lovers, Cat Memes, and Cat Languages Across the Web. International Journal for the Semiotics of Law, v. 31, 2018. Disponível em: https://iris.unipa.it/retrieve/e3ad891e-f8b6-da0e-e053-3705fe0a2b96/Frontmatter.pdf. acesso em 20 de maio de 2024.
VICARI, Rosa Maria. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030. Brasília: Senai, 2018.
YONCK, Richard. Heart of the machine. Our future in a world of artificial emotional intelligence. New York: Arcade Publishing, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renato Gonçalves Ferreira Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.