Pesquisa, ativismo e memória
Reflexões sobre o estudo do futebol de mulheres no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2024v13n23p214-229Palavras-chave:
Futebol de mulheress, Gênero, História oralResumo
Em entrevista à Dispositiva, a professora Silvana Goellner discute os principais avanços e retrocessos do futebol de mulheres nos últimos anos e defende a importância da interdisciplinaridade e de uma perspectiva interseccional como chaves para o avanço das pesquisas do campo. Além disso, a pesquisadora destaca a perspectiva teórico-metodológica da história oral utilizada em pesquisas sobre o futebol de mulheres e reflete sobre as representações e expectativas de gênero que perpassam o esporte, analisando como a Comunicação Esportiva se insere nesse contexto.
Downloads
Referências
VIMIEIRO, Ana Carolina; PILAR, Olívia; SOUZA, Rafaela Cristina de. Quem são as mulheres do jornalismo esportivo brasileiro? Demografia, funções desempenhadas, veículos que as empregam e desafios interseccionais. 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. Anais do Intercom, 2023.
GARIMPANDO MEMÓRIAS. Disponível em: https://garimpandomemorias.univasf.edu.br/. Acesso em: 30 jan. 2024.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na Revista Educação Physica. 1999. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
TOFFOLETTI, Kim. Analyzing media representations of sportswomen – Expanding the conceptual boundaries using a postfeminist sensibility. Sociology of Sport Journal, v. 33, n. 3, p. 199-207, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1123/ssj.2015-0136. Acesso em: 27 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafaela Cristina de Souza, João Vítor Nunes Marques, Olívia Pilar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.