Arte Drag e Religiosidade Cristã
Ruptura de Coerência Expressiva Como Estratégia Performática
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e34946Palavras-chave:
Performance, Videoclipe, Religião Cristã, IdentidadeResumo
Este artigo investigou performances midiáticas de artistas drags que incorporam aos seus fazeres e às suas práticas artísticas elementos próprios da religião cristã. Para tanto, foram mapeadas performances em videoclipe com o objetivo de compreender o processo de ruptura performática intencionalmente produzida pela escolha de imagens, discursos e símbolos que atuam disputando a coerência expressiva em torno da identidade desses sujeitos. Metodologicamente, utilizou-se a perspectiva de Williams (1979) sobre estrutura de sentimento para analisar rompimentos, negociações e novas práticas emergentes nessas produções. Como resultado, observou-se que as performances midiáticas podem atuar enquanto gesto estético-político de recusa a lugares pré-estabelecidos para a articulação entre drag e religiosidade na cultura e na sociedade.
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