Estratégias de enunciação de personagens no jogo Florence
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14e35028Palavras-chave:
Enunciação, personagem, mídias digitais, interatividade, FlorenceResumo
Partindo de uma investigação dos mecanismos enunciativos que instauram a categoria de "pessoa" no discurso audiovisual, o presente artigo explora as estratégias de enunciação de personagens em produções audiovisuais para as mídias digitais interativas. Sob a perspectiva da semiótica discursiva, a análise foca no jogo Florence, uma obra destacada por sua abordagem nos aspectos dramatúrgicos das expressões comunicacionais das mídias contemporâneas. Entre os principais resultados, destaca-se que
a possibilidade de alterar elementos narrativos, temáticos e figurativos dos atores do discurso permite ao público relacionar-se de diferentes formas com o enunciado, configurando uma práxis enunciativa que exige processos cognitivos diferenciados. As reflexões ressaltam as potencialidades das mídias digitais na enunciação de personagens, ampliando as possibilidades expressivas do audiovisual.
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