A performance midiática de Tulla Luana
a emergência da Web Diva
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14e35256Palavras-chave:
web diva, entretenimento, plataformas, performance midiática, cultura popResumo
Este artigo objetiva propor uma análise da performance midiática de Tulla Luana. Para tanto, desdobra-se em três eixos de análise. No primeiro iremos apresentar como o processo de plataformização privilegia a produção de pessoas usuárias comuns (Poell, Nieborg e Duffy, 2021). Já no segundo, baseado na metodologia proposta por Soares (2021), trazemos os seus três vídeos de maior visualização durante o período de análise (dezembro de 2024) para apontar elementos performáticos da emergência de um tipo específico de celebridade da internet: a Web Diva. A partir do termo nativo, propomos que a noção de Web Diva se caracteriza a partir das seguintes características: a) a utilização de espaços cênicos do âmbito privado; b) a expressividade e o exagero na caracterização e c) as narrativas de confrontamento. Por fim, defenderemos que a popularidade destas personalidades está dissociada de elementos já consolidados da figura clássica da Diva e aproxima-se de sentidos e situações adversas aclamadas por uma audiência que consome e enaltece a performance.
Downloads
Referências
ABIDIN, Crystal; KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais, celebridades da internet e ‘blogueirinhas’: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 44, n. 1, p. 289–301, abr. 2021. DOI: https://doi. org/10.1590/1809-58442021114
ABIDIN, Crystal; KARHAWI, Issaaf. Internet celebrity: understanding fame online. Emerald publishing, 2018. ACERVO web diva tulla luana. X: @bestoftulla. Disponível em: https://x.com/bestoftulla. Acesso em: 12 de jun de 2024.
BETUEL.TULLA LUANA - História, Esquizofrenia e Conselhos | Desvyados Podcast por BETUEL. 3 de mai. de 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5ooytU9sQsE.
BORGES, Maria Carmem Martinez; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Toxicidade nas Práticas de Fãs na Repercussão do filme Star Wars: Os Últimos Jedi. Revista GEMInIS, v. 11, n. 3, pp. 127-145, set./dez. 2020
BURGESS. J. Vernacular creativity and new media. Doctoral dissertation, Queensland University of Technology, 2007.
DOVEY, Jon. Freakshow: First Person Media and Factual Television. London: Pluto Press, 2000.
EVANS, Adrienne; STASI, Mafalda. Desperately seeking methodology: New directions in fan studies re-search. Participations – Journal of Audience and Reception Studies, v. 11, issue 2, p. 4-23, nov. 2014. Disponível em: <https://www.participations.org/volume-11-issue-2/>. Acesso em: 08 de junho de 2025.
FERRARAZ, Rogerio. Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015, p. 45-56.
FRANÇA, Vera. Celebridades do século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014. 286 p.
GOVARI, Caroline; VIEIRA, Eloy Santos; TABASNIK, Rafaela. Fã ou Hater? Uma aproximação entre os estudos de fãs e a cultura do cancelamento. Brazilian Creative Industries Journal, Novo Hamburgo, v. 4, n. 1, p. 155–184, 18 out. 2024. DOI:https://doi. org/10.25112/bcij.v4i1.3731.
GRAY, J. New Audiences, New Textualities: Anti-Fans and Non-Fans. International Journal of Cultural Studies, v. 6, n. 1, p. 64-81, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/13678 77903006001004.
GRAY, J. How Do I Dislike Thee? Let Me Count the Ways. In: CLICK, Melissa A. (ed.). Anti-Fandom: Dislike and Hate in the Digital Age. Nova York: New York University Press, 2019. p. 25-41. DOI: https://doi.org/10.18574/nyu/9781479866625.003.0004.
GUTMANN, Juliana Freire. Audiovisual em rede. Derivas conceituais. Belo Horizonte, MG: PPGCOM UFMG, 2021.
HAN, Byung-Chul. Bom entretenimento: uma desconstrução da história da paixão ocidental. Editora Vozes, 2019.
HELMOND, Anne. The platformization of the web: Making web data platform ready. Social media+ society, v. 1, n. 2, p. 2056305115603080, 2015.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira. Cultura Pop, Conectividade e Rasuras em Tempos de Ambientações Comunicacionais Digitais. Cult De Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, v. 1, n. 01, p. 23-36, 2021.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira. Cultura pop: entre o popular e a distinção. In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; JEFFERSON, Margo. Para entender Michael Jackson. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Aleph, 2015.
JENKINS, Henry. Fans, Bloggers, and Gamers: Exploring Participatory Culture. New York University Press, 2006.
LUANA, Tulla. Spotify, Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/1AQF8LQ308P0iAmquWDi16 Acesso em: 20 de dez de 2024.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação e identidade - Quem você pensa que é?. São Paulo: Paulus Editora, 2010.
MEO APAGA ISSO! Coletânea de memes da Tulla Luana. Youtube, 26 de fev. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bOvuJHHxtPA. Acesso em: 20 de dez de 2024.
MODENESI, Thiago Vasconcellos; SILVA, Fabiana Maria da. Publicação de conteúdos digitais por crianças em processo de letramento, utilizando os recursos do YouTube: uma reflexão necessária. Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 60–94, 2020. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/Cajueiro/article/view/14430. Acesso em: 14 jul. 2025.
MOZDZENSKI, Leonardo. Quem ama o fake, legítimo lhe parece: Divas pop e a (des) construção da noção de autenticidade. Revista ECO-Pós, v. 19, n. 3, p. 139-160, 2016.
MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Rio de Janeiro: Forense, 1962.
ORIHUELA. Twitter y el boom del microblogging. In: Perspectivas del mundo de la comunicación. Facultad de Comunicación, Universidad de Navarra, 2007.
PALMEIRA, Be. In: Quem. 12. Maio. 2024. Tulla Luana, rainha dos memes na web, se casa com vestido estilo princesa. Disponível em: <https://revistaquem.globo.com/ noticias/trend/noticia/2024/04/tulla-luana-rainha-dos-memes-na-web-se-casa-com--vestido-estilo-princesa.ghtml> Acesso em: 10/07/2024.
PHILLIPS, Whitney. This Is Why We Can’t Have Nice Things: Mapping the Relationship between Online Trolling and Mainstream Culture. MIT Press, 2015. POPTime."Gente?! Tulla Luana surta de vez e processa designer por fazer um meme seu com o clipe de “Rain On Me”[...] 23 de mai de 2020. X: @siteptbr. Disponível em: https://twitter.com/itspedrito/status/1264315426152091648. Acesso em: 20 de dez de 2024.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009
ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. RÜDIGER, Francisco. Roberto Carlos, Xuxa e os barões da mídia: estudos sobre a fama, sucesso e celebridade no Brasil. Porto Alegre: Gattopardo, 2008.
SANTANA, Jaciane Freire; LOURENÇO, João Gabriel; SILVA, Fabiana Moraes. A Construção Social da Celebridade pelo Escárnio: O Caso Gretchen. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2019.
SIBILIA, Paula. O show do eu. Rio de janeiro: nova fronteira, 2008.
SOARES, Thiago. Cultura pop: interfaces teóricas, abordagens possíveis. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). 2013. http://www.intercom.org. br/papers/nacionais/2013/resumos/r8-0108-1.pdf. Acessado em 12 de ago. de 2023.
SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogerio. Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015, p. 19-34.
SOARES, Thiago. Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática. In: SOARES, Thiago; MANGABEIRA, A.; LINS, M. Divas Pop: O corpo-som das cantoras na cultura midiática. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020.
SOARES, Thiago. Abordagens teóricas para estudo da teatralidade em performances midiáticas: dramas, roteiros, ações. Alceu, v. 21, n. 43, p. 210-227, 2021.210 ISSN: 21757402 CC BY-NC 4.0 https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.225 ALCEU (Rio de Janeiro, online), V. 21, Nº 43, p.210-227, jan./abr. 2021.
SONTAG, Susan. Notas sobre Camp. Tradução desconhecida, 1964. Disponível em: <http://perspectivasqueeremdebate.files.wordpress.com/2014/06/susan-sontag_notas-sobre-camp.pdf>. Acessado em: 18 de set de 2024.
WEB DIVA TULLA LUANA. PROPAGANDA ENGANOSA DA COLHEITA FELIZ. Youtube, 10 de nov. de 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h-N7LLXEpy4. Acesso em: 20 de dez de 2024.
WEB DIVA TULLA LUANA. ATENÇÃO PRESTADORES DE SERVIÇO DA #SKY E #CPFL. Youtube, 21 de out, de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QCBsbgntEH4. Acesso em: 20 de dez de 2024.
WEB DIVA TULLA LUANA. ESSE MOMENTO É MEU GALERAAAAA..., #HORST BATEU AS BOTAS! Youtube, 04 de ago. de 2016. Disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=GA_PSrPjZps. Acesso em: 20 de dez de 2024.
WEB DIVA TULLA LUANA. INSATISFAÇÃO TOTAL COM A SHOPTIME. Youtube, 03 de nov de 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IzS4EH5pXJc&t=84s. Acesso em: 11 de jun de 2025.
WEB DIVA TULLA LUANA. Postagem em rede Social. Facebook, 26 de dez de 2028. Disponível em https://bit.ly/Tullaluanaesquizofrenia. Acesso em: 20 de dez de 2024. WEB DIVA TULLA LUANA®. Youtube, 24 de out. de 2009. Disponível em: https://www. youtube.com/@tullaluanaWEBDIVATULLALUANA. Acesso em: 11 de jun de 2025.
WEB DIVA TULLA LUANA. Youtube, 22 de nov. de 2012. Disponível em:https://www. youtube.com/@PQPWEBDIVATULLALUANA. Acesso em: 20 de dez de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Flávio Marcílio Maia e Silva Júnior, Paulo Faltay Filho, Agnes Vitoriano Dantas Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.