A metateatralidade da Blogueirinha de Merda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14e35360

Palavras-chave:

redes sociais, influenciador, metateatralidade, paródia, Blogueirinha

Resumo

O artigo analisa quatro memes que viralizaram entre 2023 e 2024 no Twitter/X e no TikTok, editados do programa “De Frente com Blogueirinha”, uma paródia do programa televisivo comandado pela jornalista Marília Gabriela no SBT. Somando 8 milhões de visualizações, os vídeos tiveram em comum o emprego da metateatralidade, como recurso para gerar efeito cômico e impulsionar memes. Apresentado pela personagem “Blogueirinha de Merda”, interpretada pelo ator Bruno Matos, o programa e sua apresentadora fictícia permitem observar o hibridismo do sistema midiático contemporâneo para o qual o conceito de metateatralidade parece ser útil. O objetivo é compreender se o recurso da metateatralidade poderia ser aplicada para pensar a produção memética nas redes sociais. Nossa aposta é que este recurso contribui para uma percepção crítica acerca da cultura dos influenciadores e das próprias redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Matheus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Procientista e professora de Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma instituição. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo VIP: Visualidades e Imagem Pública.

Raphael Loureiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Pibic voluntário e membro fundador do Grupo VIP: Visualidades e Imagem Pública.

Referências

ABEL, Lionel. Metatheatre. A New View of Dramatic Form. New York: Hill and Wang, 1963.

BEN AMOR, Zied, Metatheatre in William Shakespeare’s Hamlet: Recycling or Reviving the Script? (May 17, 2024). The Quint 16.2 (2024): 59–89. Disponível em: https://www.ucn.ca/wp-content/uploads/2024/05/The-Quint-.v16.2.pdf#page=6.00. Acesso em: 13 jun 2025.

ANDERSON, Chris. A cauda longa. RJ: Campus Elsevier, 2006.

ARRIAGADA, Arturo; IBÁÑEZ, Francisco. 'You need at least one picture daily, if not, you're dead': content creators and platform evolution in the social media ecology. Social Media + Society, 6(3), 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/2056305120944624 Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2056305120944624 Acesso em: 13 jun 2025.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. SP: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. SP: Hucitec, 2009.

CHAGAS, Viktor. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 95, 2021. DOI: 10.17666/bib9506/2021 Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/119 Acesso em: 13 jun 2025.

COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. A construção mediada da realidade. São Leopoldo (RS): Ed. Unisinos, 2020.

DRIESSENS, Oliver. The celebrization of society and culture: Understanding the structural dynamics of celebrity culture. International Journal of Cultural Studies, UK, SAGE, n 16(6), p. 641-657, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/136787791245914 Dispoonível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1367877912459140 Acesso em: 13 jun 2025.

ELDRIDGE, Lizzie. Pirandello's Six Characters In Search Of An Author: Contemporary Issues of Theatricality, Studies in Theatre Production, 18(1), 81–102, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/13575341.1998.10806991 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/citedby/10.1080/13575341.1998.10806991?scroll=top&needAccess=true Acesso em: 13 jun 2025.

FÉRAL, Josette. Além dos Limites: Teoria e Prática do Teatro. SP: Perspectiva, 2015.

FRANÇA, Vera Regina Veiga, & SIMÕES, Paula Guimarães. Celebridades como ponto de ancoragem na sociedade midiatizada. Revista FAMECOS, 21(3), 1062–1081, 2015. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.16397 Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/16397 Acesso em: 13 jun 2025.

GHERGUT-BABII, Alexandra-Niculina, & POLEAC, Gabriela. Understanding hybrid journalism: the emergence of the jinfluencer phenomenon. Technium Social Sciences Journal, 71(1), 97–106, 2025.

https://doi.org/10.47577/tssj.v71i1.12766 Disponível em: https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/article/view/12766 Acesso em: 13 jun 2025.

HORTA, Natália Botelho. A concepção cômica do mundo a partir da linguagem dos memes da internet. Centro Internacional de Semiótica e Comunicação – CISECO. III Colóquio Semiótica das mídias. Anais. Japaratinga (AL), 24 de setembro de 2014. Disponível em: https://www.ciseco.com.br/images/coloquio/csm3/CSM3_NataliaBotelhoHorta.pdf Acesso em: 13 jun 2025.

JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable Media: Creating Value and Meaning in a Networked Culture. NYU Press, 2013.

KARHAWI, Issaaf, PRAZERES, Michele. Exaustão algorítmica: influenciadores digitais, trabalho de plataforma e saúde mental. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde (RECISS), 16(4), 800–819, 2022. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v16i4.3378 Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3378 Acesso em: 13 jun 2025.

KARHAWI, Issaaf. De Blogueira a Influenciadora. Etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre (RS): Sulina, 2022.

LEÃO, Leonardo. Marketing de influência no Brasil soma US$ 24 bilhões em investimentos. Diário do Comércio, online, 02/02/2025. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/economia/marketing-de-influencia-brasil-soma-24-bilhoes-investimentos/?utm_source=chatgpt.com Acesso em: 07/03/2025.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações - Comunicação, cultura e hegemonia. RJ: Editora UFRJ, 2003.

NEGREIRA-REY, María-Cruz; VÁZQUEZ-HERRERO, Jorge; LÓPEZ-GARCÍA, Xosé. Blurring Boundaries Between Journalists and Tiktokers: Journalistic Role Performance on TikTok. Media and Communication, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 146-156, feb. 2022. DOI https://doi.org/10.17645/mac.v10i1.4699 Disponível em: https://www.cogitatiopress.com/mediaandcommunication/article/view/4699 Acesso em13 jun 2025. DOI https://doi.org/10.17645/mac.v10i1.4699 .

ORTIZ, Renato. As celebridades como emblema sociológico. sociol. antropol. RJ, v.06.03: 669– 697, dezembro, 2016. https://doi.org/10.1590/2238-38752016V635 Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/szbgzCWpCz3M5LQT6rZ9PNk/ Acesso em: 13 jun 2025.

ORTIZ, Renato. Influenciadores, intelectuais, mediadores simbólicos. Rumores, número 31, vol. 16, janeiro – junho, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200396 Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/200396 Acesso em: 13 jun 2025.

ORTIZ, Renato. Influência. SP: Alameda, 2025.

PAILLARD, Elodie; MILANEZI, Silvia. Theatre, Paratheatre, Metatheatre”: What Are We Talking About. In: PAILLARD, Elodie; MILANEZI, Silvia (orgs). Theatre and Metatheatre. Berlin/Boston: De Gruyter Brill, 2021, pp. 1-20. DOI: 10.1515/9783110716559-001 Disponível em: https://www.degruyterbrill.com/document/doi/10.1515/9783110716559-001/html Acesso em: 13 jun 2025.

PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido. Metateatro: inscrição do espetáculo no texto dramático. In: Congresso Internacional da Abralic: Tessituras, Interações, Convergências. Anais, SP: USP – SP, 2008. Disponível em: https://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/023/SONIA_PASCOLATTI.pdf

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras – estudos midiáticos 22(1):2-10 janeiro/abril 2020. Unisinos – DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01 Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2020.221.01 Aceso em: 13 jun 2025.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre (RS): Sulina, 2009.

REGIS, Fátima; TIMPONI, Raquel; MAIA, Alessandra. Cognição integrada, encadeada e distribuída: breve discussão dos modelos cognitivos na cibercultura. Comunicação Mídia e Consumo, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 115–134, 2013. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.346 Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/346 Acesso em: 13 jun 2025.

SANTINI, Rose Marie; SALLES, Debora; TUCCI, Giulia; FERREIRA, Fernando & GRAEL, Felipe: Making up Audience: Media Bots and the Falsification of the Public Sphere Communication Studies, Making up Audience: Media Bots and the Falsification of the Public Sphere. Communication Studies, 71(3), 466–487, 2020.

https://doi.org/10.1080/10510974.2020.1735466 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10510974.2020.1735466 Acesso em: 13 jun 2025.

SIBILIA, Paula. Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. (Unisinos) 17(3):353-364 setembro/dezembro 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.09 Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.173.09 Acesso em: 13 jun 2025.

SILVA, João Paulo Moreira; SIFFERT, Paulo Vitor; REZENDE, Marcelo. Influenciadores em mídias sociais e o problema da autenticidade: um ensaio teórico. RECADM, v. 22, n. 2, p. 293-315, 2023. DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2023012 Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/3715 Acesso em: 13 jun 2025.

SOARES, Thiago. Abordagens Teóricas para Estudo da Teatralidade em Performances Midiáticas: Dramas, roteiros, ações. ALCEU, [S. l.], v. 21, n. 43, p. 210–227, 2021. DOI: 10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.225. Disponível em: https://revistaalceu.com.puc-rio.br/alceu/article/view/225. Acesso em: 18 mai 2025.

STEPHENSON, Jenn. Singular impressions: Meta-theatre on Renaissance celebrities and corpses. Studies in Theatre and Performance, 27(2), 137–153, 2007. DOI: https://doi.org/10.1386/stap.27.2.137_1 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1386/stap.27.2.137_1 Acesso em: 13 jun 2025.

THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. Belo Horizonte (MG): Perspectiva, 2005.

WEBER, Max. A objetividade do conhecimento nas ciências sociais. SP: Ática, 1999.

ZELIZER, Barbie. Covering the Body: The Kennedy Assassination, the Media, and the Shaping of Collective Memory. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

MATHEUS, Leticia; LOUREIRO, Raphael. A metateatralidade da Blogueirinha de Merda. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 14, p. e35018, 2025. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2025v14e35360. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/35360. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ Dramaturgias em/da cena: artes, corpos e comunicação