A metateatralidade da Blogueirinha de Merda
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14e35360Palavras-chave:
redes sociais, influenciador, metateatralidade, paródia, BlogueirinhaResumo
O artigo analisa quatro memes que viralizaram entre 2023 e 2024 no Twitter/X e no TikTok, editados do programa “De Frente com Blogueirinha”, uma paródia do programa televisivo comandado pela jornalista Marília Gabriela no SBT. Somando 8 milhões de visualizações, os vídeos tiveram em comum o emprego da metateatralidade, como recurso para gerar efeito cômico e impulsionar memes. Apresentado pela personagem “Blogueirinha de Merda”, interpretada pelo ator Bruno Matos, o programa e sua apresentadora fictícia permitem observar o hibridismo do sistema midiático contemporâneo para o qual o conceito de metateatralidade parece ser útil. O objetivo é compreender se o recurso da metateatralidade poderia ser aplicada para pensar a produção memética nas redes sociais. Nossa aposta é que este recurso contribui para uma percepção crítica acerca da cultura dos influenciadores e das próprias redes sociais.
Downloads
Referências
ABEL, Lionel. Metatheatre. A New View of Dramatic Form. New York: Hill and Wang, 1963.
BEN AMOR, Zied, Metatheatre in William Shakespeare’s Hamlet: Recycling or Reviving the Script? (May 17, 2024). The Quint 16.2 (2024): 59–89. Disponível em: https://www.ucn.ca/wp-content/uploads/2024/05/The-Quint-.v16.2.pdf#page=6.00. Acesso em: 13 jun 2025.
ANDERSON, Chris. A cauda longa. RJ: Campus Elsevier, 2006.
ARRIAGADA, Arturo; IBÁÑEZ, Francisco. 'You need at least one picture daily, if not, you're dead': content creators and platform evolution in the social media ecology. Social Media + Society, 6(3), 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/2056305120944624 Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2056305120944624 Acesso em: 13 jun 2025.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. SP: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. SP: Hucitec, 2009.
CHAGAS, Viktor. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 95, 2021. DOI: 10.17666/bib9506/2021 Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/119 Acesso em: 13 jun 2025.
COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. A construção mediada da realidade. São Leopoldo (RS): Ed. Unisinos, 2020.
DRIESSENS, Oliver. The celebrization of society and culture: Understanding the structural dynamics of celebrity culture. International Journal of Cultural Studies, UK, SAGE, n 16(6), p. 641-657, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/136787791245914 Dispoonível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1367877912459140 Acesso em: 13 jun 2025.
ELDRIDGE, Lizzie. Pirandello's Six Characters In Search Of An Author: Contemporary Issues of Theatricality, Studies in Theatre Production, 18(1), 81–102, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/13575341.1998.10806991 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/citedby/10.1080/13575341.1998.10806991?scroll=top&needAccess=true Acesso em: 13 jun 2025.
FÉRAL, Josette. Além dos Limites: Teoria e Prática do Teatro. SP: Perspectiva, 2015.
FRANÇA, Vera Regina Veiga, & SIMÕES, Paula Guimarães. Celebridades como ponto de ancoragem na sociedade midiatizada. Revista FAMECOS, 21(3), 1062–1081, 2015. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.16397 Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/16397 Acesso em: 13 jun 2025.
GHERGUT-BABII, Alexandra-Niculina, & POLEAC, Gabriela. Understanding hybrid journalism: the emergence of the jinfluencer phenomenon. Technium Social Sciences Journal, 71(1), 97–106, 2025.
https://doi.org/10.47577/tssj.v71i1.12766 Disponível em: https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/article/view/12766 Acesso em: 13 jun 2025.
HORTA, Natália Botelho. A concepção cômica do mundo a partir da linguagem dos memes da internet. Centro Internacional de Semiótica e Comunicação – CISECO. III Colóquio Semiótica das mídias. Anais. Japaratinga (AL), 24 de setembro de 2014. Disponível em: https://www.ciseco.com.br/images/coloquio/csm3/CSM3_NataliaBotelhoHorta.pdf Acesso em: 13 jun 2025.
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable Media: Creating Value and Meaning in a Networked Culture. NYU Press, 2013.
KARHAWI, Issaaf, PRAZERES, Michele. Exaustão algorítmica: influenciadores digitais, trabalho de plataforma e saúde mental. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde (RECISS), 16(4), 800–819, 2022. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v16i4.3378 Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3378 Acesso em: 13 jun 2025.
KARHAWI, Issaaf. De Blogueira a Influenciadora. Etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre (RS): Sulina, 2022.
LEÃO, Leonardo. Marketing de influência no Brasil soma US$ 24 bilhões em investimentos. Diário do Comércio, online, 02/02/2025. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/economia/marketing-de-influencia-brasil-soma-24-bilhoes-investimentos/?utm_source=chatgpt.com Acesso em: 07/03/2025.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações - Comunicação, cultura e hegemonia. RJ: Editora UFRJ, 2003.
NEGREIRA-REY, María-Cruz; VÁZQUEZ-HERRERO, Jorge; LÓPEZ-GARCÍA, Xosé. Blurring Boundaries Between Journalists and Tiktokers: Journalistic Role Performance on TikTok. Media and Communication, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 146-156, feb. 2022. DOI https://doi.org/10.17645/mac.v10i1.4699 Disponível em: https://www.cogitatiopress.com/mediaandcommunication/article/view/4699 Acesso em13 jun 2025. DOI https://doi.org/10.17645/mac.v10i1.4699 .
ORTIZ, Renato. As celebridades como emblema sociológico. sociol. antropol. RJ, v.06.03: 669– 697, dezembro, 2016. https://doi.org/10.1590/2238-38752016V635 Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/szbgzCWpCz3M5LQT6rZ9PNk/ Acesso em: 13 jun 2025.
ORTIZ, Renato. Influenciadores, intelectuais, mediadores simbólicos. Rumores, número 31, vol. 16, janeiro – junho, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200396 Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/200396 Acesso em: 13 jun 2025.
ORTIZ, Renato. Influência. SP: Alameda, 2025.
PAILLARD, Elodie; MILANEZI, Silvia. Theatre, Paratheatre, Metatheatre”: What Are We Talking About. In: PAILLARD, Elodie; MILANEZI, Silvia (orgs). Theatre and Metatheatre. Berlin/Boston: De Gruyter Brill, 2021, pp. 1-20. DOI: 10.1515/9783110716559-001 Disponível em: https://www.degruyterbrill.com/document/doi/10.1515/9783110716559-001/html Acesso em: 13 jun 2025.
PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido. Metateatro: inscrição do espetáculo no texto dramático. In: Congresso Internacional da Abralic: Tessituras, Interações, Convergências. Anais, SP: USP – SP, 2008. Disponível em: https://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/023/SONIA_PASCOLATTI.pdf
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras – estudos midiáticos 22(1):2-10 janeiro/abril 2020. Unisinos – DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01 Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2020.221.01 Aceso em: 13 jun 2025.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre (RS): Sulina, 2009.
REGIS, Fátima; TIMPONI, Raquel; MAIA, Alessandra. Cognição integrada, encadeada e distribuída: breve discussão dos modelos cognitivos na cibercultura. Comunicação Mídia e Consumo, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 115–134, 2013. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.346 Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/346 Acesso em: 13 jun 2025.
SANTINI, Rose Marie; SALLES, Debora; TUCCI, Giulia; FERREIRA, Fernando & GRAEL, Felipe: Making up Audience: Media Bots and the Falsification of the Public Sphere Communication Studies, Making up Audience: Media Bots and the Falsification of the Public Sphere. Communication Studies, 71(3), 466–487, 2020.
https://doi.org/10.1080/10510974.2020.1735466 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10510974.2020.1735466 Acesso em: 13 jun 2025.
SIBILIA, Paula. Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. (Unisinos) 17(3):353-364 setembro/dezembro 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.09 Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.173.09 Acesso em: 13 jun 2025.
SILVA, João Paulo Moreira; SIFFERT, Paulo Vitor; REZENDE, Marcelo. Influenciadores em mídias sociais e o problema da autenticidade: um ensaio teórico. RECADM, v. 22, n. 2, p. 293-315, 2023. DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2023012 Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/3715 Acesso em: 13 jun 2025.
SOARES, Thiago. Abordagens Teóricas para Estudo da Teatralidade em Performances Midiáticas: Dramas, roteiros, ações. ALCEU, [S. l.], v. 21, n. 43, p. 210–227, 2021. DOI: 10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.225. Disponível em: https://revistaalceu.com.puc-rio.br/alceu/article/view/225. Acesso em: 18 mai 2025.
STEPHENSON, Jenn. Singular impressions: Meta-theatre on Renaissance celebrities and corpses. Studies in Theatre and Performance, 27(2), 137–153, 2007. DOI: https://doi.org/10.1386/stap.27.2.137_1 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1386/stap.27.2.137_1 Acesso em: 13 jun 2025.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. Belo Horizonte (MG): Perspectiva, 2005.
WEBER, Max. A objetividade do conhecimento nas ciências sociais. SP: Ática, 1999.
ZELIZER, Barbie. Covering the Body: The Kennedy Assassination, the Media, and the Shaping of Collective Memory. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Leticia Matheus, Raphael Loureiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.