A (trans)formação do ethos feminino no discurso publicitário: o caso da marca Volkswagen
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2017v6n9p107-123Resumo
O trabalho investiga o ethos feminino no discurso publicitário verificando suas influencias na construção de tendências e comportamentos da sociedade. Tendo em mente que o discurso publicitário se apropria de toda a conjuntura sociopolítica e cultural para construir seus argumentos, esta pesquisa primeiramente toma como base as reflexões de Beauvoir, Bourdieu e Moscovici, para compreensão das distinções de gênero e do papel social da mulher. Em seguida, retoma as noções de ethos e estereótipos da Análise do Discurso da Escola Francesa para verificar como estas noções que habitam o imaginário social se materializam no discurso publicitário. O corpus da pesquisa é composto por três campanhas da Volkswagen – duas durante a ditadura e outra veiculada no Dia Internacional da Mulher em 2010. A análise constatou que mesmo havendo uma mudança do discurso na propaganda mais recente, a figura masculina ainda é colocada como referência e a (trans)formação do ethos feminino acontece através de novas formações discursivas, ideológicas e novos estereótipos atribuídos a ela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cândice Quincoses, Ronivaldo Moreira de Souza, Deise Balek

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.