Modulações da subjetividade contemporânea: ficção científica e objetos técnicos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2017v6n9p13-29Resumo
O texto discute como objetos técnicos e ficção científica modulam as subjetividades contemporâneas. Parte do advento do computador que gera um meio de comunicação singular. A seguir mostra como as mídias digitais promovem a comunicação multimodal e mobilizam um conjunto de habilidades sensoriais, criativas e de teamworking, desafiando o conceito de inteligência. Recorre-se ao conceito de cognição atuada (VARELA, 1990) para compreender essa inteligência que envolve corpo, afetos e sociabilidade. Ao desafiar as fronteiras entre corpo/mente, natureza/técnica, interior/exterior, a cognição atuada fornece pistas para entendermos porque nossos gadgets dão a sensação de estarmos imersos em histórias de ficção científica, modulando nossa subjetividade com outras possibilidades de nós mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fátima Regis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.