Fragmentação visual e serialização na narrativa informacional de sites caça-cliques
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2021v10n18p89-107Resumo
O texto analisa o modo como a narrativa é apropriada para as lógicas de leitura em sites de caça-clique, pela fragmentação do conteúdo, imagem como componente informativo e emocional (e gatilho para a ação de clique pelo usuário), hiperligação de páginas. Para a análise, consideramos a repercussão em um site caça-clique da notícia da recuperação de tartarugas nativas que eram mantidas aprisionadas em uma casa comum. O padrão narrativo transforma a lógica de enunciação informativa, com valorização da busca de imaginação e envolvimento do leitor, exploração de fragmentação imagética e textual com elementos de serialidade e reiterada busca de atenção por contínua progressão por hiperlinks -- o que não impede de haver o trato de questões de interesse público e relevância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eloisa Klein

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.