Corpos midiáticos:
um breve percurso cartográfico sobre os padrões estéticos de jornalistas da TV aberta brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2024v13n24p168-187Palavras-chave:
Telejornalismo, Padrão Estético, Território Midiático, Corpo MidiáticoResumo
O artigo propõe a análise dos padrões estéticos de telejornalistas de sete emissoras de TV aberta do Brasil, por meio de um levantamento realizado com inspiração cartográfica, que buscou observar características como raça, tipo físico, tipo de cabelo, idade e sexo. O objetivo principal é problematizar o território da mídia televisiva brasileira a partir de um panorama crítico dos corpos que “vendem notícias” e analisar a importância da diversidade e da representatividade nos telejornais. Por meio de pesquisa bibliográfica e do mapeamento realizado, os achados indicam que – apesar das mudanças no telejornalismo brasileiro, principalmente na última década – os padrões estéticos e a aparência física dos jornalistas de TV ainda são marcados por características eurocêntricas, além de uma ausência de diferentes tipos físicos, especialmente na apresentação dos telejornais.
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