Ameaça externa e o sistema de educação na construção do nacionalismo chinês
Foreign threat and the education system in the making of chinese nationalism
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2018v6n1p107Palavras-chave:
Identidade, Nacionalismo, Educação, Relações Sino-Japonesas.Resumo
A China emergiu no século XXI como uma grande potência econômica e passou a influenciar as agendas de tomada de decisão no cenário internacional. Há inúmeros fatores que dão forma ao processo de promoção da coesão nacional e de projeção de poder, e nesse artigo argumenta-se que o nacionalismo tem tido um papel central na formatação de várias políticas domésticas e externas. Nosso objetivo é compreender o processo de construção e reafirmação do nacionalismo chinês através de uma análise que combine elementos internos e externos. Do ponto de vista interno, analisa-se o principal pilar que constitui a tentativa de construção de um Estado de bem-estar social na China – a educação. Busca-se compreender quais valores regem e norteiam os princípios educacionais do Estado chinês, como eles são difundidos através do sistema educacional e como eles buscam influenciar o modo de os chineses enxergarem as ameaças externas. No caso das relações exteriores, pretende-se analisar a relação bilateral mais importante do ponto de vista da constituição do nacionalismo chinês em função dos seus conflitos históricos, ou seja, a relação entre China e Japão. A pesquisa fez uso de fontes primárias e secundárias e baseia-se em métodos qualitativos de análise.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado Rio de Janeiro: Editora Graal. 1985.
ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas. Reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo México D.F.: Fondo de Cultura Econômica. 1983.
BURKMAN, T. Can Nations Forgive? Japan, Korea, and China Remember the Past and Face the Future. Review of Asian and Pacific Studies, (39), 2014, pp.67-88.
CALLAHAN, W. National Insecurities: Humiliation, Salvation, and Chinese Nationalism. Alternatives: Global, Local, Political, 29(2), 2004, pp. 199–218;
CER. China Education Reform. 2010. Disponível em: https://internationaleducation.gov.au/News/newsarchive/2010/Documents/China_Education_Reform_pdf.pdf . Acesso em: 22.mai.2016.
CHINA STATISTICAL YEARBOOK. Education in China. 2014. Disponível em: http://www.stats.gov.cn/tjsj/ndsj/2014/indexeh.htm . Acesso em: 15.aug.2015.
CUI, S.. Problems of Nationalism and Historical Memory in China’s Relations with Japan. Journal of Historical Sociology, 25(2), 2012, pp.199-222.
DENG, X. Planning and the market are both means of developing the productive forces. In X. Deng. Selected Work of Deng Xiaoping, 1982-1992 (Vol 3). 1987a. Disponível em: https://archive.org/stream/SelectedWorksOfDengXiaopingVol.3/Deng03#page/n9/mode/2up Acesso em: 15.mai2016.
____________. We Shall draw on historical experience and guard against wrong tendencies. 1987b, pp.150-151. In X. Deng. Selected Work of Deng Xiaoping, 1982-1992 (Vol 3). Disponível em: https://archive.org/stream/SelectedWorksOfDengXiaopingVol.3/Deng03#page/n9/mode/2up . Acesso em: 15.mai.2016.
GAO, Q. et al. Three Worlds of the Chinese Welfare State: Do Health and Education Change the Picture? In IARIW 33rd General Conference. Rotterdam. 2014, pp.24-30.
GARY, R. Angry Youth: Patriotic Education and the new Chinese nationalism. Honors Program Theses. Tacoma: University of Puget Sounds. 2012.
GELLNER, E. ¿Que es una nación? In E. Gellner. Naciones y Nacionalismo. Madrid: Alianza Editorial. 1994.
______________., O advento do nacionalismo e sua interpretação: os mitos da nação e da classe. Um mapa da questão nacional Rio de Janeiro: Contraponto, 2000, pp.107-154.
GENRO-NPO. The 10th Japan-China Public Opinion Poll Analysis Report on the Comparative Data. 2014. Disponível em: http://www.genron-npo.net/en/pp/archives/5153.html . Acesso em: 18.mai.2016.
HALL, S. Identidade Cultural na pós modernidade Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.
HE, Y. History, Chinese Nationalism and the Emerging Sino – Japanese Conflict. Journal of Contemporary China. 16(50), 2007, pp.1–24.
HEBERER, T.; Schubert, G. (Eds.). Regime legitimacy in contemporary China Institutional change and stability London: Routledge. 2009.
HERZ, J. Idealist Internationalism and the Security Dilemma. World Politics. 2(2). 1950, pp.157-180.
HOBSBAWM, E. Nações e Nacionalismo desde 1780: programa mito e realidade Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1990.
HUSAMENTTIN, I. The Construction of National Identity in Modern Times: theoretical Perspective. International Journal of Humanities and Social Science, 3(11), 2013, pp.223-232.
HU, J. Speech by Chinese President Hu Jintao at Waseda University. 2008. Disponível em: http://www.fmprc.gov.cn/mfa_eng/wjdt_665385/zyjh_665391/t464200.shtml. . Acesso em: 16.mai.2016.
HUA, C. Foreign Ministry Spokesperson Hua Chunying's Regular Press Conference on April 21, 2016 Disponível em: http://www.fmprc.gov.cn/mfa_eng/xwfw_665399/s2510_665401/t1357438.shtml . Acesso: 10.jun.2016.
JACOBS, B. When the River of History Disappears: The Past in China’s Patriotic Education Campaign. Tese de doutorado. Connecticut: Wesleyan University. 2014.
JIANG, Z. Chinese nationalism and it’s foreign policy implications. In D. Lovell. Asia-Pacific Security: Policy Challenges. Singapura: Asia Pacific Press. 2003, pp.108-125.
LEE, M. The Problem with History: China’s Collective Memory in Sino-Japanese Relations. Monografia. Connecticut: Faculty of Wesleyan. 2011.
LI, B. Chinese Narratives of “National Humiliation” and Japan’s Role in the Construction of China’s National Identity, 1915 to the early 2000s. Tese de Mestrado. Wellington: Victoria University of Wellington. 2014.
MEISSNER, W. China's Search for Cultural and National Identity from the Nineteenth Century to the Present. Chinas’s Perspective. (68), 2006, pp. 41-54.
NOGUEIRA, Isabela. Desigualdades e Políticas Públicas na China: Investimentos, Salários e Riqueza na Era da Sociedade Harmoniosa. In: Cintra et al. China em Transformação: Dimensões Econômicas e Geopolíticas do Desenvolvimento. Brasília: IPEA. 2015, pp.237-273.
NPC. Compulsory Education Law of the People's Republic of China. 2006. Disponível em: http://www.npc.gov.cn/englishnpc/Law/2007-12/12/content_1383936.htm . Acesso em: 23.abr.2016.
OLIVEIRA, Alana. A geopolítica da energia e do desenvolvimento no Leste Asiático: as Ilhas Senkaku/Diaoyu e as tensões sino-japonesas. Ponto de Vista, (1), 2015, pp.1-20.
RENAN, E. O que é uma nação. In Conferência realizada na Sorbonne, em 11 de março de 1882. Sourbonne, 1882.
RISSE, T. Regionalism and Collective Identities: The European Experience. In El estado del debate contemporáneo en Relaciones Internacionales. Buenos Aires. 2000.
SATOH, H. Japan and China: reaching reconciliation or stuck in the past? 2006. Disponível em: http://www.comw.org/cmp/fulltext/0610satoh.pdf . Acesso em: 10.fev.2016.
SHIRK, S. L, Changing Media, Changing Foreign Policy in China. Japanese Journal of Political Science, 8(01), 2007, pp.43-70.
USNI. China’s Military Strategy. 2015. Disponível em: https://news.usni.org/2015/05/26/document-chinas-military-strategy . Acesso em: 15.ago.2016.
WANG, Yui. The Japanese Leaders Should Respect The Red Line of Human Conscience and International Justice. Interview with Al Jazeera. 2013. Disponível em: http://www.fmprc.gov.cn/mfa_eng/wjdt_665385/zyjh_665391/t1116500.shtml . Acesso em: 18.jun.2016.
WANG, Z. Perception Gaps, Identity Clashes. In T. Arai; S. Goto; Z. Wang. Clash of National Identities: China, Japan, and the East China Sea Territorial Dispute. George Madison University. 2012, pp.9-18.
WU, Z. The effects of patriotic education on Chinese youths' perceptions of Japan. Dissertação de Mestrado. Hong Kong: Lingnan University. 2012.
XI, Jinping. Address at the Commemoration of The 70th Anniversary of The Victory of the Chinese People's War of Resistance Against Japanese Aggression and The World Anti-Fascist War. 2015. Disponível em: http://news.xinhuanet.com/english/2015-09/03/c_134583870.htm Acesso em: 15.mai.2016.
YUAN, W. Modernization and History Textbooks. Freezing Point. 574(11). 2006. Disponível em: http://www.zonaeuropa.com/20060126_1.htm . Acesso em 22.mai.2016.
ZHAO, S. A State-Led Nationalism: The Patriotic Education Campaign in Post-Tiananmen. China. Communist and Post-Communist Studies, 31(3), 1998, pp.287–302.
______________. 2008. Chinese Pragmatic Nationalism and Its Foreign Policy Implications. In Annual Meeting of the American Political Science Association. University of Denver. Disponível em: http://sites01.lsu.edu/faculty/voegelin/wp-content/uploads/sites/80/2015/09/Suisheng-Zhao.pdf . Acesso em: 15.jun.2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).