Ameaça externa e o sistema de educação na construção do nacionalismo chinês

Foreign threat and the education system in the making of chinese nationalism

Autores

  • Alana Camoça Gonçalves de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isabela Nogueira de Morais UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2018v6n1p107

Palavras-chave:

Identidade, Nacionalismo, Educação, Relações Sino-Japonesas.

Resumo

A China emergiu no século XXI como uma grande potência econômica e passou a influenciar as agendas de tomada de decisão no cenário internacional. Há inúmeros fatores que dão forma ao processo de promoção da coesão nacional e de projeção de poder, e nesse artigo argumenta-se que o nacionalismo tem tido um papel central na formatação de várias políticas domésticas e externas. Nosso objetivo é compreender o processo de construção e reafirmação do nacionalismo chinês através de uma análise que combine elementos internos e externos. Do ponto de vista interno, analisa-se o principal pilar que constitui a tentativa de construção de um Estado de bem-estar social na China – a educação. Busca-se compreender quais valores regem e norteiam os princípios educacionais do Estado chinês, como eles são difundidos através do sistema educacional e como eles buscam influenciar o modo de os chineses enxergarem as ameaças externas. No caso das relações exteriores, pretende-se analisar a relação bilateral mais importante do ponto de vista da constituição do nacionalismo chinês em função dos seus conflitos históricos, ou seja, a relação entre China e Japão. A pesquisa fez uso de fontes primárias e secundárias e baseia-se em métodos qualitativos de análise.

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Biografia do Autor

Alana Camoça Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciência Política pela UNIRIO, mestre em Economia Política Internacional na UFRJ e atualmente Doutoranda em Economia Política Internacional no PEPI da UFRJ. Bolsita CAPES.

Isabela Nogueira de Morais, UFRJ

Professora adjunta do Instituto de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI), coordenadora do LabChina (Laboratório de Estudos em Economia Política da China) e pesquisadora do GAMA (Grupo de Análise Marxista Aplicada), todos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi pesquisadora de pós-doutorado e docente do Instituto de Socioeconomia da Universidade de Genebra (2012-2014). Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). Foi professora visitante da Aalto University em Helsinki (2011-2013), pesquisadora visitante da Tsinghua University em Pequim (2009) e do Instituto de Estudos Sociais e Econômicos em Maputo (2013), e professora de política internacional da Ásia e da China no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (2005-2010). 

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

Gonçalves de Oliveira, A. C., & de Morais, I. N. (2018). Ameaça externa e o sistema de educação na construção do nacionalismo chinês: Foreign threat and the education system in the making of chinese nationalism. Estudos Internacionais: Revista De relações Internacionais Da PUC Minas, 6(1), 107–126. https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2018v6n1p107