A Belt and Road Initiative na mídia brasileira
The Belt and Road Initiative in the Brazilian media
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2020v8n3p128-151Palabras clave:
Brasil, China, Belt and Road Initiative, MídiaResumen
Este artigo apresenta uma avaliação da percepção da Belt and Road Initiative (BRI) na mídia brasileira. Essa avaliação é relevante diante do movimento de aproximação entre os países e da especulação da entrada do Brasil na BRI, embora o país tenha mantido uma distância deliberada da iniciativa. Nesse contexto, o sucesso de uma possível adesão ao BRI pelo Brasil – uma democracia pluralista e multipartidária – depende em larga medida do grau de consenso em torno dos temas, seja nas arenas formais de decisão, seja junto à opinião pública. O trabalho analisou 266 artigos/reportagens/colunas de opinião dos principais veículos de comunicação brasileiro entre 2017 e 2019. Concluímos que atualmente há um elevado grau de desconhecimento sobre a BRI e que o assunto é tratado de forma ainda bastante superficial pela mídia brasileira. Esse fato configura uma especial oportunidade para iniciativas que busquem moldar a imagem da BRI entre os setores da sociedade brasileira – empresariado, decision makers, academia, membros do governo, classe política, sociedade civil e opinião pública. Por outro lado, deve-se ter em mente que o grau de polarização social e ideológica no Brasil no momento torna a construção de consensos especialmente desafiadora.
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Citas
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