Prédicas em torno da conquista e manutenção de Ceuta
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O segundo cronista e guarda-mor da Torre do Tombo, Gomes Eanes de Zurara, notabilizou-se pela produção de crônicas acerca da conquista e manutenção da praça de Ceuta no século XV. Com a finalidade de explorar as impressões desse cronista, o presente trabalho abordará como Zurara fez um uso edificante de duas de suas fontes: o discurso do conde D. Pedro de Meneses e um reportatio do sermão do fr. João Xira. Mais precisamente, o alvo deste estudo é examinar em que medida Zurara reproduziu as palavras dessas célebres figuras na expectativa de legitimar a incursão militar da Coroa no norte da África. Com ênfase na descrição do referido oficial da Torre do Tombo, o alvo consistirá em analisar a função da prédica de um religioso e de um cavaleiro para a exortação dos portugueses enviados a essa região em um período de fortalecimento das bases políticas e religiosas de Portugal.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
CALAFATE, P (org.). História do pensamento filosófico português. Idade Média. Lisboa: Caminho, 1999. v. 1.
CARVALHO, J. d. Sobre a autenticidade dos sermões de Fr. João Xira. (s.d.). Disponível em: http://www.joaquimdecarvalho.org/. Acesso em: 10 abr. 2016.
CARVALHO, J. d. Sobre a erudição de Gomes Eanes de Zurara: notas em torno de alguns plágios deste cronista. Biblos, 25, 1949. Disponível em: http://www.joaquimdecarvalho.org/. Acesso em: 10 abr. 2016.
CONTAMINE, P. War in the Middle Ages. Oxford: Blackwell, 2002.
DUARTE, D. Leal conselheiro. Ed. M. H. Castro. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998.
FRANÇA, S. S. Os reinos dos cronistas medievais (século XV). São Paulo: Annablume; Brasília: Capes, 2006.
FREIRE, N.; GODINHO, H. (ed.). Horto do esposo. Lisboa: Edições Colibri, 2007.
GUENÉE, B. Histoire et culture historique dans l’Occident médiéval. Paris: Editions Aubier Montaigne, 1980.
LA REAL ACADEMIA DE LA HISTORIA. Las siete partidas del rey don Alfonso el Sabio. Madrid: En la Imprenta Real, 1807. v. 2.
MACHADO, J. B. Dicionário dos primeiros livros impressos em língua portuguesa. Braga: Edições Vercial, 2015. v. 1.
MALEVAL, M. D. Caravelas e cavaleiros: das tomadas de Ceuta e Guiné. Limites: Anais. III Congresso da ABRALIC, Niterói-RJ, p. 257-264, 1992.
MARQUES, J. A pregação em Portugal na Idade Média. Alguns aspectos. Via Spiritus: revista de história da espiritualidade e do sentimento religioso, v. 9, p. 317-347, 2002.
MONGELLI, L. M. A literatura doutrinária na corte de Avis. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MORENO, H. B. O princípio da época moderna. In: TENGARRINHA, J. História de Portugal. Bauru, SP; São Paulo; Portugal, PO: EDUSC; UNESP; Instituto Camões, 2000. p. 47-56.
PEDRO, D. Livro da Virtuosa Benfeitoria. In: ALMEIDA, M. L. Obras dos pPríncipes de Avis. Porto: Lello & Irmão, 1981. p. 525-763.
PINA, R. D. Chronica do senhor rey D. Duarte. In: ALMEIDA, M. L. Crónicas de Rui de Pina. Porto: Lello & Irmão, 1977. p. 477-574.
PIROSKA, N. Le don des larmes au Moyen Âge. Paris: Albin Michel, 2000.
PORTUGAL. Instituto da Biblioteca Nacional e do livro. No quinto centenário da Vita Christi. Os primeiros impressores alemães em Portugal. Coord. J. J. A. Dias. Lisboa: I.B.N.L., 1995.
SAXÓNIA, L. Vita Christi. Ed. J. B. Machado. Braga: Edições Vercial, 2013. v. 2.
SERRÃO, J. V. A historiografia portuguesa. Doutrina e Crítica. Séculos XII-XVI. Lisboa: Verbo, 1972. v. 1.
VENTURA, M. G. O messias de Lisboa: um estudo de mitologia política, 1383-1415. Lisboa: Edições Cosmos, 1992.
ZURARA, G. E. Crónica da Tomada de Ceuta. Ed. F. M. Pereira. Coimbra: Academia das Sciencias de Lisboa, 1915.
ZURARA, G. E. Crónica de Duarte de Meneses. Ed. L. King. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1978.
ZURARA, G. E. Crónica do conde D. Pedro de Meneses. Ed. M. T. Brocardo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.