Educação em direitos humanos: implicações para as religiões no contexto brasileiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação em direitos humanos é essencial para o desenvolvimento pleno da personalidade, para a consolidação da cidadania e para promover a cultura da solidariedade, constituindo um dos principais desafios contemporâneos. Aqui reside o papel fundamental das instituições públicas e privadas, na medida em que as mesmas são desafiadas a criar, promover e fortalecer a cultura dos direitos humanos nos seus espaços de convivência. O texto adota como metodologia a análise de bibliografia especializada. Nessa direção, investiga-se os principais instrumentos normativos e diretivos da sociedade brasileira, tais como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros documentos que tratam da educação e dos direitos humanos, com o objetivo de extrair algumas implicações para a práxis religiosa. O percurso inicia analisando o texto constitucional que estabelece a educação como direito de todos, bem como seus respectivos objetivos; na sequência, a partir da Declaração Universal de 1948, faz-se uma reflexão sobre a educação em direitos humanos e sua importância para a consolidação da cidadania; ao concluir, o autor apresenta as implicações da educação em direitos humanos no contexto religioso brasileiro: a educação em direitos humanos promove a liberdade e a igualdade; promove uma educação comprometida com o desenvolvimento humano e com a cultura da solidariedade; e promove a amizade entre as diferentes religiões.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
AGRA, Walber. Comentário ao artigo 1º da CF (in) SARLET, Ingo Wolfgang; LENIO, Streck; MENDES, Gilmar. Comentários à Constituição Federal. São Paulo: Saraiva, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1997.
CARNEIRO, Moacir. LDB fácil. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
CASTILHO, Ricardo. Educação em direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2016.
FACHIN, Melina; PIOVENSA, Flávia. Educação em direitos humanos no brasil: desafios e perspectivas. Revista Jurídica da Presidência, Brasília, v. 19, n. 117, p. 20-38, fev./maio 2017.
FIGUEIRA, Eulálio; JUNQUEIRA, Sérgio. Teologia e educação. São Paulo: Paulinas, 2012.
HARARI, Yuval Noah. Lições para o século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
MALISKA, Marcos Augusto; Comentário ao artigo 205. In: SARLET, Ingo Wolfgang; LENIO, Streck; MENDES, Gilmar. Comentários à Constituição Federal. São Paulo: Saraiva, 2013.
MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de direitos humanos. São Paulo: Método, 2017.
MENDES, Gilmar. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2018.
MOLTMANN, Jürgen. Ética da esperança. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOLTMANN, Jürgen. O espírito da vida. Petrópolis: Vozes, 2010.
ONU – Organização das Nações Unidas. 1948.
PIAGET, Jean. Educação para quem? São Paulo: Editora José Olímpio, 1990.
RIBEIRO, Cláudio de Oliveira. Religião, democracia e direitos humanos. São Paulo: Editora Reflexão, 2016.
ROSSI, Luiz Alexandre; JUNQUEIRA, Sérgio. Religião, laicidade e direitos humanos. São Paulo: Fonte Editorial, 2015.
SANTOS, Boaventura de Souza. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2014.
SARLET, Ingo Wolfgang; LENIO, Streck; MENDES, Gilmar. Comentários à Constituição Federal. São Paulo: Saraiva, 2013.
SILVA, José Afonso da. Direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 2018.
SOARES, Afonso Maria Ligório. Educação e pluralidade religiosa. In: FIGUEIRA, Eulálio; JUNQUEIRA, Sérgio. Teologia e educação. São Paulo: Paulinas, 2012.
TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2018.