Ensino Religioso em contexto democrático: debate nas escolas públicas contemporâneas

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Aurenéa Maria de Oliveira

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a presença contemporânea das religiões no espaço público brasileiro, tendo como eixo de debate nesse processo o Ensino Religioso (ER). Neste aspecto, dialoga-se com a dimensão laica dos estabelecimentos educacionais, especificamente públicos, questionando a pertinência ou não da disciplina em tela neles e enfatizam-se, no decorrer do percurso, reflexões que podem ampliar essa discussão, sobretudo no que se refere a olhares, currículo e conteúdos programáticos.  Desse modo, parte-se do pressuposto de que o atual currículo de ER preconiza a sociabilidade da disciplina à medida que sugere que ela promova o desenvolvimento de mecanismos de ensino-aprendizagem em que o ser humano volte-se para a memória de sua própria cultura, retornando, consequentemente, sua busca para a compreensão de fundamentos simbólicos e diversificados que se encontram presentes nela. Sobre isso se entende que o Ensino Religioso solicita ação integrada dentro e fora do ambiente escolar, com proposta interdisciplinar envolvida pela relação entre religião, ciência, cultura e sociedade.

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Como Citar
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Ensino Religioso em contexto democrático: debate nas escolas públicas contemporâneas. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 15, 2020. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2020v18n55p15. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/21341. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Aurenéa Maria de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFP)

Aurenéa Maria de Oliveira é licenciada em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/1996), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2001) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2006). Atualmente é professora adjunta II da UFPE, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação. É também professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (Núcleo de Teoria e História da Educação) e coordenadora do Grupo de Estudo em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades (UFPE/UPE/UFRPE) cadastrado no CNPq. É igualmente pesquisadora dos grupos Pós-Estruturalismo, Política e Construção das Identidades (UFPE) e do grupo Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP). Tem experiência na área de Sociologia, Educação, História e Ciência Política com ênfase nas discussões sobre tolerância/intolerância, inclusão e exclusão social, multiculturalismo e diferença, atuando principalmente nas temáticas que envolvem Currículo, Educação e Ensino Religioso, Educação e Infância e Educação, Gênero, Sexualidades e Movimentos Sociais. É associada à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e à ABdC (Associação Brasileira de Currículo). Trabalha com a metodologia da Análise de Discurso de linha francesa e com a Teoria do Discurso elaborada por Ernesto Laclau.

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