Entre a Igreja e a escola: o catolicismo e a escola do campo no Marajó em conexão

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Eliane Miranda Costa

Resumo

O texto aborda a relação da educação escolar e o catolicismo no espaço rural, especialmente, no rio Mapuá, no município de Breves, arquipélago de Marajó, estado do Pará. Tem-se por objetivo identificar a presença do catolicismo na escola do campo e a relação com a formação dos alunos ribeirinhos. Especificamente, a perspectiva é discutir a influência dos rituais religiosos e artefatos sagrados no processo educativo e na cultura escolar do campo. É uma investigação de natureza qualitativa, fundamentada na incursão bibliográfica e pesquisa de campo, cujos dados empíricos foram coletados por meio de observações etnográficas, entrevistas semiestruturadas e fotografias. Em termos teóricos o estudo busca amparo em escritos de autores do campo da Antropologia, Ciência da Religião e da Educação, tendo como recorte o ensino religioso. Os resultados indicam que a educação escolar e o catolicismo no rio Mapuá entrelaçam-se por meio de rituais e artefatos sagrados que narram saberes, tradições, afetos, significados e simbologias que na percepção dos depoentes ajudam a forjar a formação escolar dos sujeitos e, por conseguinte, à cultura escolar.

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Como Citar
COSTA, Eliane Miranda. Entre a Igreja e a escola: o catolicismo e a escola do campo no Marajó em conexão. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 275, 2020. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2020v18n55p275. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/21873. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Eliane Miranda Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pela UFPA. Professora adjunta da UFPA. País de origem: Brasil. E-mail: elyany2007@hotmail.com

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