O tratamento espiritual no espiritismo: o caso das trabalhadoras em educação de Goiânia/GO

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Genivalda Araújo Cravo dos Santos

Abstract

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa realizada no mestrado em Ciências da Religião da UCG/GO (2004). O objeto desta pesquisa foi o de compreender os motivos que levaram as trabalhadoras em educação portadoras da síndrome de burnout e de depressão que atuam na educação pública no município de Goiânia a buscarem tratamento espiritual no espiritismo. Que papel a religião desempenha na busca da saúde? Por que as trabalhadoras em educação buscam o espiritismo como forma de tratamento da síndrome de burnout e de depressão? A metodologia que aplicamos na pesquisa partiu do olhar das entrevistadas, dos pesquisadores e do espiritismo, por meio de uma abordagem qualitativa e fenomenológica.

 

Palavras-chave: Educação; Burnout; Depressão; Tratamento espiritual; Espiritismo.


Abstract

 

This article aims at divulging the results of the research carried out in the Master’s Degree program of Sciences of Religion of UCG / GO (2004). The research focused on the reasons why professionals in education, working in public schools in the municipal district of Goiânia and bearers of the burnout and depression syndrome, searched spiritual treatment in Spiritism. What part does religion play in the search for health? Why do professionals in education seek Spiritism as a form of treatment of the burnout and depression syndrome? The applied methodology was based on the interviewees’, investigators’ and Spiritism’s perspectives, making use of a qualitative and phenomenological approach.

 

Key words: Education; Burnout sundrome; Depression; Spiritual treatment; Spiritism.

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How to Cite
SANTOS, Genivalda Araújo Cravo dos. O tratamento espiritual no espiritismo: o caso das trabalhadoras em educação de Goiânia/GO. HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 106–131, 2009. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/466. Acesso em: 13 aug. 2025.
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