O tratamento espiritual no espiritismo: o caso das trabalhadoras em educação de Goiânia/GO
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo
Este artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa realizada no mestrado em Ciências da Religião da UCG/GO (2004). O objeto desta pesquisa foi o de compreender os motivos que levaram as trabalhadoras em educação portadoras da síndrome de burnout e de depressão que atuam na educação pública no município de Goiânia a buscarem tratamento espiritual no espiritismo. Que papel a religião desempenha na busca da saúde? Por que as trabalhadoras em educação buscam o espiritismo como forma de tratamento da síndrome de burnout e de depressão? A metodologia que aplicamos na pesquisa partiu do olhar das entrevistadas, dos pesquisadores e do espiritismo, por meio de uma abordagem qualitativa e fenomenológica.
Palavras-chave: Educação; Burnout; Depressão; Tratamento espiritual; Espiritismo.
Abstract
This article aims at divulging the results of the research carried out in the Master’s Degree program of Sciences of Religion of UCG / GO (2004). The research focused on the reasons why professionals in education, working in public schools in the municipal district of Goiânia and bearers of the burnout and depression syndrome, searched spiritual treatment in Spiritism. What part does religion play in the search for health? Why do professionals in education seek Spiritism as a form of treatment of the burnout and depression syndrome? The applied methodology was based on the interviewees’, investigators’ and Spiritism’s perspectives, making use of a qualitative and phenomenological approach.
Key words: Education; Burnout sundrome; Depression; Spiritual treatment; Spiritism.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.