Formação de professores para a diversidade religiosa: qual apropriação?

Main Article Content

Claricia Otto
Fabiano Batista Rodrigues
Irma Iaczinski

Abstract

Este texto é resultado de entrevistas e pesquisa com professores recém-formados em Ciências da Religião e com professores da disciplina de Ensino Religioso. Os aportes teóricos são de autores como Bourdieu com a noção de campo; Chartier com as categorias de apropriação e de representação; e, Foucault com a noção de discurso. Além de entrevistas, houve participação e observação de aulas de Ensino Religioso em uma escola estadual e no Curso semipresencial de formação continuada para professores. Nesses eventos foram produzidos registros e coletadas atividades escritas, produzidas pelos professores em formação, tanto em resposta aos Instrumentos de Pesquisa quanto às atividades propostas pelos coordenadores do Curso. Pode-se inferir que os professores, colaboradores da pesquisa, mobilizam discursos que indicam a apropriação das prescrições legais para o Ensino Religioso. Todavia, concomitantemente, aparece também a influência e permanência de questões vinculadas ao seu credo religioso e/ou a uma miscelânea de conteúdos. Além disso, podem se tornar um empecilho no estudo do fenômeno religioso na diversidade. 

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
OTTO, Claricia; RODRIGUES, Fabiano Batista; IACZINSKI, Irma. Formação de professores para a diversidade religiosa: qual apropriação?. HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences, Belo Horizonte, v. 16, n. 50, p. 885–899, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n50p885-899. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n50p885. Acesso em: 14 aug. 2025.
Section
Comunicações/Papers-Communications
Author Biographies

Claricia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fabiano Batista Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Filosofia e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.

Irma Iaczinski, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação e servidora técnica em educação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.