From the parable to the short story: Jesus, a storyteller

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Levi Fernandes Leonido da Silva
João Bartolomeu Rodrigues
Elsa Gabriel Morgado

Abstract

 In this study, we intend to demonstrate that Jesus was a real Storyteller. The Lucan narrative traditionally known as parable of the Prodigal son (Luke 15: 11-32), is not technically a parable, due to the fact that assumes the formal shape of a short story, in which one can find all the characteristic of such literary genre “ the short story”. In it is possible to find his configuring properties in his individualization as a genre: the moral conclusion of a closed story, with a beginning, a middle and an end; the concentration of space, time and a reduced number of characters; the short syntagmatic extension, but always extensive when comparing with short stories. In short, it is possible to conclude that we are before a real and extraordinary short story. There are, however, other gospel narratives whose characteristics are similar to the prodigal son. We can thus identify the Unfaithful administrator (Luke 16: 1-8), the narrative of the Winemakers murderers (Luke 20: 9, 19), the Gold coins (Luke 19: 11-27) and the respective parallelisms by Matthew (25, 14), which are of very similar characteristics to the Prodigal son, even though they are much less developed. We characterize them as short stories embryos.

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How to Cite
SILVA, Levi Fernandes Leonido da; RODRIGUES, João Bartolomeu; MORGADO, Elsa Gabriel. From the parable to the short story: Jesus, a storyteller. HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences, Belo Horizonte, v. 17, n. 52, p. 300–314, 2019. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2019v17n52p300-314. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2019v17n52p300. Acesso em: 14 aug. 2025.
Section
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Author Biographies

Levi Fernandes Leonido da Silva, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola das Ciências Humanas e Sociais Departamento de Letras, Artes e Comunicação Diretor da Revista Europeia de Estudos Artísticos Presidente da PORTAS DA BILA – Associação Cívica e Cultural Investigador do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes

LEVI LEONIDO FERNANDES DA SILVA
Diretor da Revista Europeia de Estudos Artísticos (European Review of Artistic Studies). Diretor I, II, III,
IV e V Festival Internacional de Teatro e Artes Preformativas. Diretor do I, II e III Congresso
Internacional de Artes e Comunicação. Diretor do I, II e III Simpósio Internacional de Investigação em
Arte. Associate‐Editor do Journal of Arts and Culture (Bioinfo Publications Journal of Arts and Culture –
INDIA). Membro da Editorial Board do International Journal of Art and Culture Technology (IJACT)
AUSTRÁLIA (Global Vision School Publication). Reviewer dos Cadernos de Educação, Tecnologia e
Sociedade – BRASIL. Formação Académica: Doutoramento em Educação (Didática das Expressões
Artísticas) pela Universidade de Salamanca – USAL (2006). Grado de Salamanca em Educação (2004).
Formação Pós‐graduada em Música, Texto y Representación pela USAL (2002). Licenciado em Educação
Musical pelo Instituto Piaget / Conservatório Regional e Música de Gaia (1998). Bacharelato em
Professores do 1.º CEB ‐ UTAD (1994). Desenvolveu estudos de Pós‐doutoramento em Estudos
Musicais (Universidade de Santiago de Compostela ‐2006‐07) no âmbito do projeto intitulado “Artes
em meio prisional – presente e futuro” e em Estudos Teatrais (Universidade de Coimbra ‐ 2009‐11) no
âmbito do projeto intitulado “Estado da Arte do Teatro em Portugal”. Professor da Escola de Ciências
Humanas e Sociais da UTAD. Investigador do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da
Artes da Universidade Católica Portuguesa. Produziu, compôs e dirigiu 52 obras artísticas (nacional e
internacional) na área das artes visuais, teatro, música e artes plásticas. Publicou entre artigos de
revista indexadas, comunicações em eventos científicos 102 investigações na especialidade. Publicou
10 livros e em outros 16 assumiu a coordenação, organização e edição. Orientou 144 trabalhos de
investigação (doutoramento, mestrado e iniciação científica). Participou em 227 júris académicos.
Orienta 28 Tese de Doutoramentos (Portugal, Espanha, Brasil e Angola). Tem desenvolvido uma
regular atividade investigativa no domínio da Artes e Educação com especial enfoque na criação /
direção artística e na orientação de trabalhos de investigação avançada (mestrado, doutoramento e
pós‐doutoramento).

João Bartolomeu Rodrigues, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola das Ciências Humanas e Sociais Departamento de Letras, Artes e Comunicação

Membro Integrado do CITCEM da Faculdade de Letras da Universidade do porto na área de
investigação em “MEMÓRIA, PATRIMÓNIO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES”. Membro do Conselho
Editorial da European Review of Artistic Studies. Vice‐presidente da Portas da Bila – Associação Cívica
e Cultural. Formação académica: Licenciado em 1989 em teologia pela Universidade Católica
Portuguesa. Ordenado sacerdote e exerceu o ministério até 1999. Colaborador da UTAD de 2000 a
2004, ano em que terminou o mestrado em cultura portuguesa, tendo sido contratado como assistente
de 2004 a 2008, ano em que defendeu o doutoramento em Ciências da Educação. Foi contratado como
Professor auxiliar em 2008 e foi docente no departamento de Educação e Psicologia até 2015. Em 2015
integrou o Conselho e Departamento de Letras, Artes e comunicação. Tem publicado regularmente na
área da educação e Cultura.

Elsa Gabriel Morgado, Investigadora Auxiliar Convidada do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica – Braga; Investigadora do Centro de Estudos em Letras – Universidade de Trás‐os‐Montes e Universidade de Évora. Investigadora de pós‐Doutoramento na Universidade de Trás‐os‐Montes e Alto Douro. É Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás‐os‐Montes e Alto Douro

Investigadora Auxiliar Convidada do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade
Católica – Braga; Investigadora do Centro de Estudos em Letras – Universidade de Trás‐os‐Montes e
Universidade de Évora. Investigadora de pós‐Doutoramento na Universidade de Trás‐os‐Montes e Alto
Douro. É Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás‐os‐Montes e Alto Douro; Mestre
em Biologia e Geologia (para o ensino); Especializada em Educação Especial (domínio Cognitivo e
Motor) e Licenciada em Biologia e Geologia (ensino de). Integra a Direção da Revista Europeia de
Estudos Artísticos (European Review of Artistic Studies). Tem desenvolvido uma regular atividade e
investigativa no domínio das Ciências da Educação; Educação Especial; Supervisão Pedagógica e
Estágio de Inserção Profissional. Publica com regularidade em revista indexadas internacionalmente
nas áreas da supervisão, educação e avaliação. Membro da International Study Association on Teachers
and Teaching (ISATT), University of Reading, UK. Avaliadora Convidada do SEMEAD 20anos – XX
Seminários em Administração, PPGA/FEA/USP, São Paulo, Brasil.