Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião

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Elisa Rodrigues

Resumen

O artigo a seguir representa um esforço de síntese sobre a narrativa da formação do Ensino Religioso nos documentos oficiais brasileiros relacionados à Educação. Assim, pretende ser um instrumento teórico-pedagógico para a compreensão desse componente curricular como um campo da Ciência Aplicada da Religião. Para alcançar esse objetivo dividimos o texto em três partes. Na primeira parte são abordadas as possíveis classificações do Ensino Religioso, que seriam: subárea de conhecimento da Ciência da Religião ou, Ciência da Religião Aplicada e componente curricular, que compõe o conjunto das disciplinas oferecidas no nível do Ensino Fundamental brasileiro. Na segunda parte do artigo são discutidos alguns elementos dos documentos oficiais, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Licenciaturas em Ciência da Religião (2018), que asseguram a oferta do Ensino Religioso, segundo um modelo reflexivo e laico. Por fim, na terceira parte são apresentados e discutidos alguns pressupostos epistemológicos e metodológicos da CRE, que servem à fundamentação teórica e prática do Ensino Religioso.

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Cómo citar
RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77, 2020. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2020v18n55p77. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/22257. Acesso em: 8 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografía del autor/a

Elisa Rodrigues, Unicamp

Elisa Rodrigues possui Graduação em Sociologia e Política (FESP-SP), Teologia (FTBSP) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião (UMESP). Desenvolve atualmente o segundo doutorado na área de Ciências Sociais, linha Cultura e Política (UNICAMP). Pesquisa temas relacionados à religião, especialmente, protestantismo, pentecostalismos e (neo)pentecostalismos, catolicismos, religião e espaço público, religião e secularismo, religião e mídia, religião/modernidade/pos-mdernidade, religião-identidade-cultura e hermenêutica de textos sagrados.

Citas

Pesquisa realizada no âmbito do REDUGE - Grupo de Pesquisa em Religião, Educação e Gênero.