A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich

Contenido principal del artículo

Elias Gomes da Silva

Resumen

A respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da teologia sistemática, sobretudo, na questão da harmatiologia, e, como esta mesma problematização, foi capaz de padronizar o modus operandi que determinou a elaboração feita por Tillich sobre o mesmo assunto. Obviamente, que, no decorrer dessa investigação, não se pretendeu “desqualificar” ou “eliminar” a originalidade dos autores, nem tampouco transformar seus argumentos em uma espécie de amálgama conceitual. Assim, antes de uma suposta crítica de ter se proposto uma “fusão arbitrária de ideias”, buscamos, mais uma vez apontar soluções de dialéticas e centros comuns, que apontem para aqueles elementos de convergência, aonde de fato, o diálogo é possível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA, Elias Gomes da. A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 38, p. 1167–1168, 2015. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/9771. Acesso em: 9 ago. 2025.
Sección
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografía del autor/a

Elias Gomes da Silva, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Mestre em Ciência da Religião (UMESP). Professor de Filosofia pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP)