Cartografia de afetos na Amazônia Bragantina

Contenido principal del artículo

Ênio José da Costa Brito

Resumen

Resumo

Esta Comunicação apresenta, de maneira sintética, elementos da etnografia realizada por Jerônimo Silva e Silva, em sua tese de doutorado intitulada Cartografia de afetos na encantaria: Narrativas de Mestres da Amazônia Bragantina. Silva opta por esboçar a etnografia mediante fluxo cartográfico na tentativa de capturar as forças vivas que movimentam Mestres da Amazonia Bragantina. Na hermenêutica dos dados colhidos nas narrativas e convivências com o Pajé-exorcita Cristiano, Pajé Edvaldo, Mãe Terezinha, Mãe Lourdes, Rezadeira Luiza, Mãe Ana e o Experiente Zé Maria desvela uma pluralidade de relações entre pessoas e encantados. Recorre aos conceitos de “corda”, “linha” e “viração” para revelar a rica complexidade presente na Religião do Encantados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
BRITO, Ênio José da Costa. Cartografia de afetos na Amazônia Bragantina. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 38, p. 1139–1156, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n38p1139. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n38p1139. Acesso em: 9 ago. 2025.
Sección
Comunicações/Papers-Communications
Biografía del autor/a

Ênio José da Costa Brito, PUC SP

Graduação em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1972) , graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1966) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1979) . Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Doutor do Centro Universitário Assunção Unifai e Professor do Instituto São Paulo de Estudos Superiores Itesp. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Pastoral. Atuando principalmente nos seguintes temas: Leigo, Igreja, Pastoral, Teologia.