Cartografia de afetos na Amazônia Bragantina
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo
Esta Comunicação apresenta, de maneira sintética, elementos da etnografia realizada por Jerônimo Silva e Silva, em sua tese de doutorado intitulada Cartografia de afetos na encantaria: Narrativas de Mestres da Amazônia Bragantina. Silva opta por esboçar a etnografia mediante fluxo cartográfico na tentativa de capturar as forças vivas que movimentam Mestres da Amazonia Bragantina. Na hermenêutica dos dados colhidos nas narrativas e convivências com o Pajé-exorcita Cristiano, Pajé Edvaldo, Mãe Terezinha, Mãe Lourdes, Rezadeira Luiza, Mãe Ana e o Experiente Zé Maria desvela uma pluralidade de relações entre pessoas e encantados. Recorre aos conceitos de “corda”, “linha” e “viração” para revelar a rica complexidade presente na Religião do Encantados.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.