La question laïque dans la France d’aujourd’hui. Réflexions sur un passage de la norme à la valeur.

Contenido principal del artículo

Philippe Portier

Resumen

Este texto procura analisar o percurso da laicidade no decorrer das últimas décadas. O que se desenvolve no âmbito da abordagem aqui proposta, assinala alguns dos deslocamentos, das mudanças e das transformações que se evidenciaram no contexto da laicidade francesa e européia desde os anos 1980 até os dias atuais. Veremos como se dão as renovações e resignificações teóricas que o termo laicidade adquire com o avanço do reconhecimento de novas reivindicações religiosas no quadro contemporâneo. O que se verifica entre outras coisas, é que podemos computar uma extensão considerável no que diz respeito ao reconhecimento das intervenções coletivas por parte das Igrejas e, ao mesmo tempo, registra-se o reforço das coesões que se firmam a patir das últimas décadas com a redescoberta da educação e da cidadania. Uma edescoberta que encontra aspirações renovadas em experiências sociais de ordem pública e jurídica. O que podemos notar no rol das pluralidades e das construções identitárias e religiosas atuais, é possivelmente a indicação de uma quarta era dos direitos do homem, uma era que incorpora os direitos culturais e que assiste ao retorno da religião no coração do debate social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
PORTIER, Philippe. La question laïque dans la France d’aujourd’hui. Réflexions sur un passage de la norme à la valeur. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 15, n. 46, p. 443–456, 2017. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2017v15n46p443. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n46p443. Acesso em: 3 sep. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografía del autor/a

Philippe Portier, École Pratique des Hautes Études (Paris-Sorbonne

Philippe Portier é um cientista político que ocupa o cargo de Diretor de Estudos junto à École Pratique des Hautes Études (Paris-Sorbonne), onde é responsável pela cadeira de Histoire et sociologie des laïcités. É também Diretor do Grupe Sociétés, Religions, Laïcités (GSRL), membro dos comitês editoriais das revistas Archives en Sciences Sociales des Religion e Théorie et Culture. Além disso, é responsável pela edição de duas grandes coleções publicadas pela editora Presses Universitaires de Rennes, a coleção L’Univers des Normes e a coleção Sciences des Religions.

As pesquisas de Portier estão relacionadas principalmente com: a análise comparada dos regimes da secularização, a sociologia, a filosofia da laicidade francesa, as relações entre religião e política, a sociologia do catolicismo, a teoria da democracia e a filosofia política contemporânea. Entre suas principais obras destacam-se: La pensée de Jean-Paul II : La critique du monde moderne (2006); La ossessionne dell’iluminismo (2009) ; La modernité contre la religion? Pour une nouvelle approche de la laïcité (2010) ; Le déni de l’excès. Homogénéisation sociale et oubli des personnes(2010).