La question laïque dans la France d’aujourd’hui. Réflexions sur un passage de la norme à la valeur.

Contenuto principale dell'articolo

Philippe Portier

Abstract

Este texto procura analisar o percurso da laicidade no decorrer das últimas décadas. O que se desenvolve no âmbito da abordagem aqui proposta, assinala alguns dos deslocamentos, das mudanças e das transformações que se evidenciaram no contexto da laicidade francesa e européia desde os anos 1980 até os dias atuais. Veremos como se dão as renovações e resignificações teóricas que o termo laicidade adquire com o avanço do reconhecimento de novas reivindicações religiosas no quadro contemporâneo. O que se verifica entre outras coisas, é que podemos computar uma extensão considerável no que diz respeito ao reconhecimento das intervenções coletivas por parte das Igrejas e, ao mesmo tempo, registra-se o reforço das coesões que se firmam a patir das últimas décadas com a redescoberta da educação e da cidadania. Uma edescoberta que encontra aspirações renovadas em experiências sociais de ordem pública e jurídica. O que podemos notar no rol das pluralidades e das construções identitárias e religiosas atuais, é possivelmente a indicação de uma quarta era dos direitos do homem, uma era que incorpora os direitos culturais e que assiste ao retorno da religião no coração do debate social.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Dettagli dell'articolo

Come citare
PORTIER, Philippe. La question laïque dans la France d’aujourd’hui. Réflexions sur un passage de la norme à la valeur. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 15, n. 46, p. 443–456, 2017. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2017v15n46p443. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n46p443. Acesso em: 3 set. 2025.
Sezione
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia autore

Philippe Portier, École Pratique des Hautes Études (Paris-Sorbonne

Philippe Portier é um cientista político que ocupa o cargo de Diretor de Estudos junto à École Pratique des Hautes Études (Paris-Sorbonne), onde é responsável pela cadeira de Histoire et sociologie des laïcités. É também Diretor do Grupe Sociétés, Religions, Laïcités (GSRL), membro dos comitês editoriais das revistas Archives en Sciences Sociales des Religion e Théorie et Culture. Além disso, é responsável pela edição de duas grandes coleções publicadas pela editora Presses Universitaires de Rennes, a coleção L’Univers des Normes e a coleção Sciences des Religions.

As pesquisas de Portier estão relacionadas principalmente com: a análise comparada dos regimes da secularização, a sociologia, a filosofia da laicidade francesa, as relações entre religião e política, a sociologia do catolicismo, a teoria da democracia e a filosofia política contemporânea. Entre suas principais obras destacam-se: La pensée de Jean-Paul II : La critique du monde moderne (2006); La ossessionne dell’iluminismo (2009) ; La modernité contre la religion? Pour une nouvelle approche de la laïcité (2010) ; Le déni de l’excès. Homogénéisation sociale et oubli des personnes(2010).