Turismo religioso e identidade nacional

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Edin Sued Abumanssur

Resumen

Neste artigo queremos por sob escrutínio o papel dos santuários de devoção popular e sua cria dileta, o turismo religioso, em face da formação da identidade nacional. Afirmamos aqui que o lugar da religião como força de criação identitária é visível e quase que auto evidente no fenômeno moderno das migrações. No entanto, a mesma evidência não se impõe quando focamos os olhos no fenômeno turístico e em especial no turismo religioso que acontece em torno dos santuários nacionais.. Discute ainda a dificuldade que a religião encontra em criar um substrato cultural sobre o qual edificar a identidade brasileira. O Santuário Nacional de Aparecida, o mais emblemático santuário brasileiro tampouco consegue produzir uma narrativa hegemônica na qual os brasileiros possam se reconhecer como tais.

 

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Cómo citar
ABUMANSSUR, Edin Sued. Turismo religioso e identidade nacional. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 49, p. 88–106, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n49p88-106. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n49p88-106. Acesso em: 14 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografía del autor/a

Edin Sued Abumanssur, PUC-SP

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Professor de Sociologia da Religião no Programa de Estudos Pós Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , Brasil.