“… El mundo retornará a su primer silencio.” Estudio sobre el silencio y el lenguaje en relatos apocalípticos judeo-cristianos

Contenido principal del artículo

Cesar Octavio Carbullanca Nuñez

Resumen

O diálogo entre religião e literatura deve ser capaz de estabelecer as bases epistêmicas sobre as quais esse diálogo ocorre. Nesse sentido, a relação do texto com a cultura não é evidente e precisa ser explicada. O artigo parte das atuais teorias dos imaginários sociais e da construção social do silêncio, tentando chegar a um entendimento mais completo do texto apocalíptico da antiguidade judaica e cristã. A teoria dos imaginários traz tanto a questão subjetiva quanto a social do silenciamento; por outro lado, o silêncio e a linguagem são categorias presentes nas religiões, o que contribui para a discussão sobre a relação entre religião e literatura. Assim, o artigo tem uma pretensão teórica e descritiva. Na primeira parte, leva em conta uma teoria da construção social do silêncio, colocando em evidência o papel do silêncio na literatura. Em um segundo momento, mostra como o silêncio está presente em histórias apocalípticas e revela questões centrais do imaginário compartilhadas por esses textos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
NUÑEZ, Cesar Octavio Carbullanca. “… El mundo retornará a su primer silencio.” Estudio sobre el silencio y el lenguaje en relatos apocalípticos judeo-cristianos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1042, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n51p1042. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n51p1042. Acesso em: 20 sep. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografía del autor/a

Cesar Octavio Carbullanca Nuñez, Centro de investigaciones de la religión.Facultad de ciencias religiosas y filosóficas

Doctor en teología biblica (2005); postdoctorado(c) Ciencias de la religión (2018). Director Centro de investigaciones de la religión.