“… El mundo retornará a su primer silencio.” Estudio sobre el silencio y el lenguaje en relatos apocalípticos judeo-cristianos

Contenuto principale dell'articolo

Cesar Octavio Carbullanca Nuñez

Abstract

O diálogo entre religião e literatura deve ser capaz de estabelecer as bases epistêmicas sobre as quais esse diálogo ocorre. Nesse sentido, a relação do texto com a cultura não é evidente e precisa ser explicada. O artigo parte das atuais teorias dos imaginários sociais e da construção social do silêncio, tentando chegar a um entendimento mais completo do texto apocalíptico da antiguidade judaica e cristã. A teoria dos imaginários traz tanto a questão subjetiva quanto a social do silenciamento; por outro lado, o silêncio e a linguagem são categorias presentes nas religiões, o que contribui para a discussão sobre a relação entre religião e literatura. Assim, o artigo tem uma pretensão teórica e descritiva. Na primeira parte, leva em conta uma teoria da construção social do silêncio, colocando em evidência o papel do silêncio na literatura. Em um segundo momento, mostra como o silêncio está presente em histórias apocalípticas e revela questões centrais do imaginário compartilhadas por esses textos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Dettagli dell'articolo

Come citare
NUÑEZ, Cesar Octavio Carbullanca. “… El mundo retornará a su primer silencio.” Estudio sobre el silencio y el lenguaje en relatos apocalípticos judeo-cristianos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1042, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n51p1042. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n51p1042. Acesso em: 20 set. 2025.
Sezione
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia autore

Cesar Octavio Carbullanca Nuñez, Centro de investigaciones de la religión.Facultad de ciencias religiosas y filosóficas

Doctor en teología biblica (2005); postdoctorado(c) Ciencias de la religión (2018). Director Centro de investigaciones de la religión.