Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.
Horizonte publica artigos originais de pesquisadores doutores dos diversos programas de pós-graduação, nacionais e internacionais, das áreas de Ciências da Religião e Teologia, e ciências afins que pesquisam temas na perspectiva dos descritores da revista e suas fronteiras. A revista não considera a orientação como co-autoria nos textos. Para artigos, os co-autores deverão ser doutores.
Os textos devem ser digitados em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, tamanho A4 (21 x 29,7 mm), orientação “retrato”, fonte 12, Georgia, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior 2,5, inferior de 2,7 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4cm, fonte 10, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos.
Os artigos deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). As resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas (até 15.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos.
A Comissão Editorial e as Editorias reservam-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas de Horizonte.Trabalhos submetidos que forem plagiados serão cancelados. Se tiverem partes publicadas, em quaisquer meios, que ultrapassem o limite de 25% de autoplágio (self-plagiarism) deverão ser retirados ou despublicados, se em meios digitais, ou serão cancelados, se em meios impressos.
Depois do check list, da pré-avaliação de membro da Comissão Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.
No caso de se apontar, na pré-avaliação, para a reclassificação de seção, por exemplo, de submissão em Dossiê para Temática Livre, ou o contrário, os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação.
Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias úteis.
Os elementos de apresentação da autoria (última titulação, resumo da biografia, filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail, serão informados nos metadados, no processo de submissão. Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).
Artigos
Exigências para os textos submetidos como Artigos:
Resumo
Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngüe (português/ inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:
o tema do trabalho
os objetivos
a metodologia utilizada
as conclusões.
Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 150 e 200 palavras.
Palavras-chave
Em número máximo de 05, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema. Devem ser separadas por ponto e vírgula. O título e as palavras-chave também deverão ser apresentados em português e inglês. Os textos em espanhol serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em espanhol/inglês.
Estrutura dos artigos
Os artigos devem respeitar a seguinte seqüência:
título (curto; solicita-se não utilizar títulos longos com vírgulas e muitas pontuações)
título traduzido para o inglês
resumo
palavras-chave
abstract
key words (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web)
introdução
texto com subtítulos e notas de rodapé (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...)
conclusão
referências (bibliográfica e outras).
Observação:
não utilizar tradução automática da Web para título, abstract e key words
Não numerar a introdução, a conclusão e as referências.
Os artigos devem ter entre 10 e 20 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços).
Para esclarecimento de dúvidas baixe um Templateem docx pré-formatado com todas as formatações aplicadas.
Resenhas
As resenhas de livros devem apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês. Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondência. As resenhas são avaliadas por membro da Comissão, pelo editor de seção e editor. Devem ter até 5 laudas (até 10.000 caracteres com espaços).
Resumos de Dissertações e Teses
A revista tem um link, no cabeçalho da página, para submissão dos resumos, que ficam publicados nesse espaço. Também recebe e publica Seção própria. Esses resumos devem trazer os seguintes elementos: autor, título, ano, nº de folhas, natureza do trabalho e área (dissertação ou tese em...), programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e local. O título, o resumo e as palavras-chave devem vir acompanhados também da tradução para o inglês. Em nota de rodapé devem ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se houver, a classificação/nota do trabalho. A avaliação dessa seção é feita por membro da Comissão Editorial, pelo editor de seção e editor.
NORMALIZAÇÃO em HORIZONTE (Referências bibliográficas)
Trechos ou informações retiradas das publicações consultadas são introduzidos no texto com o propósito de esclarecer ou completar as idéias do autor.
Citação livre: quando se reproduzem as idéias, sem transcrever as palavras do autor.Exemplo: Como lembra Teixeira (2005, p. 30) o diálogo inter-religioso é fundamental para o mundo atual.
Citação textual: transcrição literal de textos de outros autores.Exemplo: A realidade religiosa brasileira revela-se plural, um “pluralismo de tipo peculiar, que o caráter regulador do catolicismo não conseguiu disfarçar.” (SANCHIS, 1997, p. 38).
Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser destacada do texto, recuada em 4 cm, fonte 10, Fonte georgia 10, em espaço entrelinhas simples, terminando com a margem direita do texto, sem aspas com a mesma referência acima (SANCHIS, 1997, p. 38).
Referências bibliográficas (passam-se a chamar apenas Referências)
As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as normas da ABNT e PUC Minas/Horizonte, como nos exemplos:
Livros - LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
Capítulos de livros - JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. Cap. 3, p. 47-66.
Dissertações e teses - BITENCOURT, C. M. F. Pátria, civilização e trabalho. O ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
Artigos em periódicos - ARAÚJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. ARTEunesp, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-63, 1991. WERNECK, Humberto. Dona Chiquita: as primeiras estórias de Guimarães Rosa. Minas Gerais, Belo Horizonte, 23 nov. 1968. Suplemento Literário, p. 3.
Documentos eletrônicos -SILVA, I. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <<http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em 29 set. 1998.
Obs. NÃO USAR traços ( _______. ) para SOBRENOMES repetidos. REPETIR o sobrenome.
Exemplo:
BOFF, Leonardo. A águia e galinha. Petrópolis: Vozes, 1998.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitosautorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.