A teologia como sapientia fidei: interfaces entre teologia e espiritualidade

Contenu principal de l'article

Paulo Sérgio Carrara
Solange Maria do Carmo

Résumé

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as interfaces entre teologia e espiritualidade. Sabe-se que a teologia escolástica se tornou muito especulativa e racional, relegando a espiritualidade à piedade popular e suas devoções. Teólogos modernos redescobrem a dimensão existencial da teologia, uma vez que, enquanto ciência da revelação, ela busca uma linguagem racional coerente para a experiência cristã de Deus. A teologia conjuga fé e razão; a experiência de fé, no entanto, é anterior à reflexão racional que, em última instância, está a serviço da experiência, para iluminá-la e torná-la mais fiel à experiência fundamental da revelação de Jesus Cristo, que se encontra nas Escrituras. Nesse sentido, a espiritualidade emerge como aspecto intrínseco à teologia. A teologia, se permanecer fiel à sua missão, se expressará existencialmente como sapientia fidei. Este artigo trata, portanto, da relação evidente, mas muitas vezes esquecida, entre teologia (discurso racional) e espiritualidade (experiência cristã de Deus), mostrando que a teologia só cumpre o seu papel de serviço à Igreja se conduz o crente à experiência do mistério indizível de Deus que se aproximou de nós em Jesus Cristo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
CARRARA, Paulo Sérgio; CARMO, Solange Maria do. A teologia como sapientia fidei: interfaces entre teologia e espiritualidade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 34, p. 510–533, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p510. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p510. Acesso em: 14 août. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Sérgio Carrara, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990) e graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte - FAJE (1996). Fez mestrado em teologia com especialização em espiritualidade na Pontificia Faculdade Teológica Teresianum de Roma (2003) e doutorado em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (2010). Atualmente é professor de teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte - FAJE (graduação e pós-graduação), no Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA (graduação e pós-graduação) e no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário - Diocese de Caratinga.

 

Solange Maria do Carmo, PUC Minas ISTA

Doutora em teologia pela faculdade jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE), professora no Instituto de Teologia e Filosofia Dom João Resende Costa da PUC-Minas e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte.