Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental

Contenu principal de l'article

Luis Carlos Dalla Rosa

Résumé

Este artigo abre espaço para discutir a relação entre teologia e ontologia, a partir da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas. Trata-se de analisar e compreender o movimento de êxodo ou de evasão ética em relação à força ontológica, ao peso do ser, que impacta também à teologia. O sujeito, exposto à aventura do ser, é alguém cativo de si mesmo. Por outro lado, cabe refletir sobre algumas possíveis repercussões teológicas que emergem da epifania do rosto do/a Outro/a. Pois, embora Lévinas trilhe mais pelo caminho da filosofia, sua obra se deixa conduzir pela sabedoria bíblico-talmúdica. De modo que há, na ética levinasiana, um ressoar do teológico, uma espécie de ferida que lateja e testemunha um vestígio, um eco do Infinito no rosto da viúva, do órfão e do estrangeiro. A entrada de um/a Outro/a anuncia o tempo da esperança quando aparentemente já não há mais esperança.  Então, o milagre que salva o mundo, anúncio de uma boa-nova que comunica o Verbo que se fez carne. Essa é também possibilidade do bem, da exposição – hospitalidade – do eis-me aqui e, então, envia-me.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
ROSA, Luis Carlos Dalla. Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1218, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n51p1218. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n51p1218. Acesso em: 14 août. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biographie de l'auteur-e

Luis Carlos Dalla Rosa, Faculdades EST (São Leopoldo / RS) Faculdade Dom Bosco (Porto Alegre / RS)

Formado em Filosofia e Teologia, é doutor em Teologia(Facudades EST / São Leopoldo), na área de concentração Religião e Educação, com  a tese "Educar para a sabedoria do amor: a epifania do rosto do outro como uma pedagogia do êxodo". Pós-doutor em Teologia ((EST / São Lepoldo e Princeton Seminary Theological / Princeton, EUA) , na área de Religião e História, participou no Programa Programas Estratégicos - DRI da CAPES. Pela tese, recebeu o Prêmio Capes de Teses (2011) e o primeiro lugar no Concurso de Teses Soter-Paulinas (2011). Transita pelas áreas de teologia, filosofia e educação, tendo como fio condutor de seu pensamento a ética da alteridade. Participa do Grupo de Pesquisa Teologia Pública: bases teológicas em diálogo com a África do Sul e colabora com o Instituto de Ética da EST. Integra a Comissão Universidades da Pastoral da Educação Regional Sul3 da CNBB. Como docente tem atuação em ética, antropologia, ciência da religião, sociologia, ciência política, teologia pastoral. Possui experiência também com docência e direção de escola do Ensino Básico, assessoria e coordenação da Pastoral da Juventude Estudantil, coordenação de Pastoral Escolar. Atuou como consultor especial do Instituto Humanitas (IHU - Unisinos) durante o Congresso da Teologia da Libertação e Concílio Vaticano II e XII Simpósio Internacional IHU “Igreja, Cultura e Sociedade”. Na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, coordenou o Instituto Salesiano de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente (INSAPECA). É autor dos livros “Educar para a sabedoria do amor: a alteridade como paradigma educativo” (Paulinas, 2012) e "Economia para a vida: a rebelião dos limites e o itinerário teológico para uma economia solidária" (Sinodal, 2016).