Dispositiva – criada em 2012 pelo corpo docente da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, a Dispositiva tornou-se, a partir do segundo semestre de 2022, uma Revista Interinstitucional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas e da UFMG.

Missão: divulgar e fomentar a reflexão de estudos relevantes da área da Comunicação Social, tendo como recorte os processos interacionais e a produção, a circulação e a recepção de sentidos engendrados sobretudo nos/pelos media. Voltada para a comunidade acadêmico-científica e demais interessados, a revista recebe artigos, resenhas e traduções que contribuam para o aprofundamento e atualização do debate intelectual da área.

Periodicidade

A Dispositiva possui periodicidade semestral, com publicação de duas edições por ano. Os números são publicados nos meses de junho e dezembro.

Podem publicar na Dispositiva:

- Doutores/as;
- Doutorandos/as;
- Mestres;
- Mestrandos/as, graduadas/os ou graduandas/os em coautoria com Doutorandas/os ou Doutores/as.

Encargos e custos de Submissão

A revista não cobra taxa para a submissão de trabalhos nem para a publicação.

Política de Acesso Livre  

O acesso ao conteúdo da Dispositiva é livre e imediato, de forma gratuita.

Preservação Digital

A revista está na Rede Cariniana, que faz o serviço de Preservação Digital de Periódicos Eletrônicos Brasileiros via LOCKSS.

Divulgação Científica

A Revista Dispositiva conta com recursos do Edital 005/2022 – Apoio a ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Processo APQ 02807-22, Projeto "Da comunicação à divulgação científica: plataformas de mídias sociais para popularização do conhecimento científico publicado na Revista Dispositiva" (2022 - 2024). Conta, também, com recursos do edital 008/2023 - Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas, projeto APQ 04928-23, intitulado "Aperfeiçoamento editorial e novas práticas de editoração e divulgação da revista Dispositiva" (2023 - 2025).

Avaliação

A Dispositiva está classificada como Qualis B3 (Coleta 2017-2020) na área Comunicação e Informação.