Dispositiva – criada em 2012 pelo corpo docente da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, a Dispositiva tornou-se, a partir do segundo semestre de 2022, uma Revista Interinstitucional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas e da UFMG.
Missão: divulgar e fomentar a reflexão de estudos relevantes da área da Comunicação Social, tendo como recorte os processos interacionais e a produção, a circulação e a recepção de sentidos engendrados sobretudo nos/pelos media. Voltada para a comunidade acadêmico-científica e demais interessados, a revista recebe artigos, resenhas e traduções que contribuam para o aprofundamento e atualização do debate intelectual da área.
Periodicidade
A Dispositiva possui periodicidade semestral, com publicação de duas edições por ano. Os números são publicados nos meses de junho e dezembro.
Podem publicar na Dispositiva:
- Doutores/as;
- Doutorandos/as;
- Mestres;
- Mestrandos/as, graduadas/os ou graduandas/os em coautoria com Doutorandas/os ou Doutores/as.
Encargos e custos de Submissão
A revista não cobra taxa para a submissão de trabalhos nem para a publicação.
Política de Acesso Aberto
A Dispositiva é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor.
Política de Direitos Autorais da revista Dispositiva
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.
Preservação Digital
A revista está na Rede Cariniana, que faz o serviço de Preservação Digital de Periódicos Eletrônicos Brasileiros via LOCKSS.
Divulgação Científica
A Revista Dispositiva conta com recursos do Edital 005/2022 – Apoio a ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Processo APQ 02807-22, Projeto "Da comunicação à divulgação científica: plataformas de mídias sociais para popularização do conhecimento científico publicado na Revista Dispositiva" (2022 - 2024). Conta, também, com recursos do edital 008/2023 - Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas, projeto APQ 04928-23, intitulado "Aperfeiçoamento editorial e novas práticas de editoração e divulgação da revista Dispositiva" (2023 - 2025).
Avaliação
A Dispositiva está classificada como Qualis B3 (Coleta 2017-2020) na área Comunicação e Informação.
As avaliações dos artigos são feitas em pareceres duplo-cegos por pareceristas convidados. Os autores recebem os pareceres com recomendações que podem ser de: 1) aceite sem correções; 2) correções obrigatórias; 3) rejeição de artigo; 4) sugestão de nova submissão ou 5) sugestão de submissão a outro periódico. O grupo de editores científicos, juntamente com o Comitê Científico, formam a instância deliberativa sobre casos excepcionais.
Indexação
Indicadores
2023
Total de artigos recebidos: 54
Taxa de rejeição: 48%
Tempo médio de avaliação: 120 dias
2022
Total de artigos recebidos: 45
Taxa de rejeição: 42%
Tempo médio de avaliação: 118 dias
2021
Total de artigos recebidos: 3
Taxa de rejeição: 0
Tempo médio de avaliação: 151 dias
2020
Total de artigos recebidos: 49
Taxa de rejeição: 33%
Tempo médio de avaliação: 310 dias
2019
Total de artigos recebidos: 33
Taxa de rejeição: 24%
Tempo médio de avaliação: 347 dias