Há limites para o consumo?
Resumo
A autora Clotilde Perez, em obra lançada em 2020, reúne, em quatro capítulos, elementos para que seja possível responder à pergunta que dá nome ao livro “Há limites para o consumo?” A obra traz investigações sobre o consumo de distintas épocas, demonstrando – de forma antropológica, histórica e semiótica – como, dos séculos XVII ao XXI, foram construídas as perspectivas entre o consumo e a sociedade, dando atenção especial ao lugar cultural da aquisição na América Latina. O livro se propõe a refletir sobre os padrões de consumo atuais e questiona a ideia de felicidade e de progresso que, em algumas regiões globais, está diretamente ligada ao consumo desenfreado.
Downloads
Referências
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ. 2010.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo? Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2020.
Copyright (c) 2023 Revista Dispositiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.