Neoliberalismo, precarização do trabalho e sentimento de liberdade em "Estou me guardando para quando o carnaval chegar"
Resumo
Neste artigo, analisa-se o documentário "Estou me guardando para quando o carnaval chegar" (2019), apontando como a progressiva adesão social à razão neoliberal (Dardot; Laval, 2016) e à reestruturação produtiva (Antunes, 2009) conduzem a processos que fortalecem a precarização do trabalho, ensejando, contraditoriamente, ideias de liberdade, independência e autonomia. A metodologia baseia-se na análise discursiva audioverbovisual do documentário, por meio da reflexão sobre os processos de formação discursiva das cenas (Brandão, 1993; Foucault, 2000). O objetivo é discutir como as dimensões de sentido emergentes no material estudado se colocam pela fricção entre os discursos sonoros e visuais, ponderando sobre as potencialidades conflitivas e gerativas que a interseção dessas materialidades engendra, revelando quadros tensionados referentes às múltiplas formas de precarização do trabalho.
Downloads
Referências
ALVIM, Joaquim Leonel de Rezende; CASTRO, Carla Appollinario; NUNES, Tiago de Garcia. Empreendedorismo Tupiniquim: notas para uma reflexão. Revista Estado, Finanças e Tributação, Niterói, v. 1, n. 1, jan./jun. 2018.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2016.
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.
BRANDÃO, Maria Helena Nagamine. Análise do Discurso. In: BRANDÃO, Maria Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. p. 7-46.
BROWN, Wendy. Cidadania sacrificial, neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade. Trad. Juliane Bianchi Leão. Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2018.
FERNANDES, Cíntia Sanmartin; HERSCHMANN, Micael; BARROSO, Flávia Magalhães. Corpo, cidade e festa: as “performances do dissenso” no carnaval de rua carioca. Interin, v. 24, n. 1, p. 157-175, dez. 2019.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora yiné, 2018.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
DRUCK, Maria Graça. A precarização social do trabalho no Brasil: alguns indicadores. In: ANTUNES, R. (org.) Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 60-73.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Martins Fontes: São Paulo, 2000.
LIRA, Paulo V. R. A. et al. Superexploração e desgaste precoce da força de trabalho: a saúde dos trabalhadores de confecção. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 3, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00275.
MARX, Karl. Seção 16 – O salário. Capítulo 19 – O salário por peça. In: MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital [1867]. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 411-419.
NICHOLS, Bill. O que dá aos documentários uma voz própria? In: NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 4. ed. Trad. Mônica. Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2009. p. 72-92.
SOUTO, Mariana. O operário e o trabalho no cinema brasileiro documental: uma série histórica. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), 2020. Anais [...].
Copyright (c) 2023 Revista Dispositiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.