Neoliberalismo, precarização do trabalho e sentimento de liberdade em "Estou me guardando para quando o carnaval chegar"
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p154-170Palavras-chave:
trabalho, precarização, neoliberalismo, cinema, documentárioResumo
Neste artigo, analisa-se o documentário "Estou me guardando para quando o carnaval chegar" (2019), apontando como a progressiva adesão social à razão neoliberal (Dardot; Laval, 2016) e à reestruturação produtiva (Antunes, 2009) conduzem a processos que fortalecem a precarização do trabalho, ensejando, contraditoriamente, ideias de liberdade, independência e autonomia. A metodologia baseia-se na análise discursiva audioverbovisual do documentário, por meio da reflexão sobre os processos de formação discursiva das cenas (Brandão, 1993; Foucault, 2000). O objetivo é discutir como as dimensões de sentido emergentes no material estudado se colocam pela fricção entre os discursos sonoros e visuais, ponderando sobre as potencialidades conflitivas e gerativas que a interseção dessas materialidades engendra, revelando quadros tensionados referentes às múltiplas formas de precarização do trabalho.
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