A FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO EM HEIDEGGER À LUZ DOS CONCEITOS VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Luís Gabriel Provinciatto

Resumo


Pensar uma fenomenologia da religião em Heidegger requer, a princípio, uma dupla atenção: primeiro, a experiência fática da vida é o ponto de partida da fenomenologia; segundo, a tal experiência se vincula à vivência do mundo circundante. Por isso, só é possível afirmar uma fenomenologia da religião em Heidegger enquanto fenomenologia da experiência religiosa. Disso decorrem três questões: qual o significado de experiência? Por que e como ela se vincula à vivência? O que vem a ser o religioso que caracteriza a experiência? Ao pôr essa problemática, este trabalho desenvolve a hipótese de que o religioso é compreendido como fenômeno, advindo, assim, como experiência de sentido, ou seja, como sentido de conteúdo, de referência e de realização.


 


 



 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PROVINCIATTO, Luís Gabriel. A FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO EM HEIDEGGER À LUZ DOS CONCEITOS VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 273–293, 2021. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2021v16n2p273-293. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/22504. Acesso em: 11 set. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Luís Gabriel Provinciatto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Referências

TESSALONICENSES. In: BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.

CÁCERES, Jorge Espinoza. Dos posibles direcciones de la vivencia interrogativa ¿hay algo? en el joven Heidegger. Transformação, Marília, v. 37, n. 2, p. 219-232, 2014. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/3890. Acesso em: 04 jun. 2021.

ENES, José. Estrutura coabitacional da vivência religiosa: ensaio de fenomenologia. Didaskalia, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 11-42, 1971. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/5614. Acesso em: 04 jun. 2021.

ESCUDERO, Jesús Adrián. El lenguaje de Heidegger: diccionario filosófico 1912-1927. Barcelona: Herder, 2009.

ESCUDERO, Jesús Adrián. “Sin este origen teológico nunca habría alcanzado el camino del pensar”. El estudiante Heidegger y el sistema del catolicismo. In: XOLOCOTZI, Ángel; GIBU, Ricardo; GODINA, Célida; SANTANDER, J. Rodolfo. La aventura de interpretar: los impulsos filosóficos de Franco Volpi. Ciudad del México: Eón, 2011, p. 157-177.

FERNANDES, Marcos Aurélio. Consciência, vivência e vida: um percurso fenomenológico. Revista da Abordagem Gestáltica, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 29-41, 2010. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/Revistadaabordagemgestaltica/2010/vol16/no1/4.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.

FLÓREZ, Ramiro. Ser y advenimiento: estancias en el pensamiento de Heidegger. Madrid: Fundación Universitaria Española, 2003.

GÁLATAS. In: BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.

GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Deutsches Wörterbuch. v. 24. Leipzig: Quellenverzeichnis, 1971.

HEBECHE, Luiz. O escândalo de Cristo: ensaio sobre Heidegger e São Paulo. Ijuí: Unijuí, 2005.

HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemeyer, 1967.

HEIDEGGER, Martin. Die kategorien- und Bedeutungslehre des Duns Scotus. In: HEIDEGGER, Martin. Frühe Schriften (GA 1). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1978, p. 189-412.

HEIDEGGER, Martin. Grundprobleme der Phänomenologie (GA 58). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1993a.

HEIDEGGER, Martin. Phänomenologie der Anschauung und des Ausdrucks: Theorie der philosophischen Begriffsbildung (GA 59). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1993b.

HEIDEGGER, Martin. Phänomenologische Interpretationen zu Aristoteles: Einführung in die phänomenologische Forschung (GA 61). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1994.

HEIDEGGER, Martin. Phänomenologie des religiösen Lebens (GA 60). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995.

HEIDEGGER, Martin. Die Idee der Philosophie und das Weltanschauungsproblem. In: HEIDEGGER, Martin. Zur Bestimmung der Philosophie (GA 56/57). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1999, p. 3-117.

HEIDEGGER, Martin. O conceito de experiência em Hegel. In: HEIDEGGER, Martin. Caminhos de floresta (GA 5). Tradução Helder Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, p. 139-239.

HEIDEGGER, Martin. Phänomenologische Interpretationen ausgewählter Abhandlungen des Aristoteles zur Ontologie und Logik (GA 62). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2005.

HEIDEGGER, Martin. Ontologia: hermenêutica da facticidade (GA 63). Tradução Renato Kirchner. Petrópolis: Vozes, 2013.

LARA, Francisco de. ¿Ciencia originaria o ciencia del origen? Una discusión de la filosofía de Heidegger en sus cursos de 1919 a 1921. Revista de Humanidades, Santiago, n. 30, p. 55-75, 2014. Disponible en: http://revistahumanidades.unab.cl/wp-content/uploads/2015/01/Art%C3%ADculo-CIENCIA-ORIGINARIA-O-CIENCIA-Francisco-de-Lara-p%C3%A1g-55-75.pdf. Acceso en: 04 jun. 2021.

MACHADO, Jorge Antonio Torres. Os indícios de Deus no homem: uma abordagem a partir do método fenomenológico de Martin Heidegger. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PROVINCIATTO, Luís Gabriel. Heidegger, leitor das “Confissões”: a contribuição da autobiografia para sua fenomenologia da religião. Reflexão, Campinas, n. 45, p. 1-11, 2020. Disponível em:

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reflexao/article/view/4908. Acesso em: 04 jun. 2021.

RODRÍGUEZ, Ramón. La transformación hermenéutica de la fenomenología: una interpretación de la obra temprana de Heidegger. San Martín: Unsam Edita, 2019.

SARAMAGO, Ligia. A topologia do ser: lugar, espaço e linguagem no pensamento de Martin Heidegger. São Paulo: Loyola, 2008.

VATTIMO, Gianni. Depois da cristandade: por um cristianismo não religioso. Tradução Cynthia Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VEDDER, Ben. Heidegger’s philosophy of religion: from God to the Gods. Pittsburgh: Duquesne University Press, 2006.