DISCURSO DOCENTE E COMUNIDADE ESCOLAR: lei 10.639/2003 e religiões afro-brasileiras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar o discurso docente sobre a influência da comunidade escolar, através de pais religiosos, no ensino de história da África e cultura africana, envolvendo elementos de pertença religiosa nesse processo. Operando com a Teoria do Discurso elaborada por Ernesto Laclau e com a metodologia da Análise de Discurso francesa, buscou-se examinar a fala de cinco professores de duas escolas públicas pernambucanas, situadas na cidade do Recife, sobre a interferência de pais em tal trabalho. Neste aspecto, os enunciados colhidos em entrevistas semiestruturadas, afirmam que esses pais interferem no espaço educacional referente ao ensino em tela no que tange especialmente ao trato com as religiões afro-brasileiras, o que revela intolerância e racismo, sugerindo a necessidade da escola se fundamentar com mais propriedade acerca de conhecimentos que envolvam esse debate fora e em sala de aula.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
CARREIRA, Denise. Relatoria ao Direito Humano e à Educação. Informe Preliminar Missão Educação e Racismo no Brasil (2010) Eixo: Intolerância Religiosa na Educação. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wpcontent/uploads/2012/11/321_Informe-preliminar-Miss%C3%A3oIntoler%C3%A2ncia-Religiosa.pdf >. Acesso em: 02 nov. 2020.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
GOMES, Eunice Simões Lins; CAMPOS, Eline de Oliveira; AMORIM, Josefa Vênus de. Ensino religioso, intolerância e direitos humanos no Brasil. In Congresso Internacional da AFIRSE (Associação Francófona Internacional de Pesquisa Científica em Educação) – V Colóquio Nacional. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 2009, p. 230-241.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil – população COR OU RAÇA. IBGE. 2019. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html>. Acesso em: 01 nov. 2020.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemony and socialist strategy: towards a Radical Democratic Politics. London: Verso, 1985.
LOPES, Véra Neusa; MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na Escola. In: MUNANGA, Kabengele (org.). 2º ed. Ministério da Educação, Secretaria da Educação e Diversidade, 2005.
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Preconceito, Estigma e Intolerância Religiosa: a prática da tolerância em sociedades plurais e em Estados multiculturais. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA. Recife. v.13, p.219 - 244, 2007.
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Diversidade Religiosa e Cultura: como as escolas estaduais da cidade de Recife discutem as religiões afro-brasileiras no contexto do ensino de História da África. IDENTIDADE!. v.24, p.29 - 43, 2019.
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Ensino Religioso em contexto democrático: debate nas escolas públicas contemporâneas. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. Belo Horizonte, v.18, p.15 - 32, 2020.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6.ed. Campinas: Pontes, 2005.
SMITH, Anna Marie. The Radical Democratic Imaginary. London: Routledge, 1988.
TRINDADE, Azoilda Loretto (Org.). Africanidades brasileiras e educação. Rio de Janeiro: ACERP; Brasília: TV Escola, 2013. Coleção Salto para o Futuro. Livro eletrônico.
WILDAWSKY, Aaron. et al. Cultural theories. Boulder, Colorado: Westview Press, 1990.